INDÍCIOS DE UMA MATEMÁTICA A ENSINAR DE UM CURSO PÓS-PRIMÁRIO: em tempos da Lei Orgânica do Ensino Agrícola
Palavras-chave:
História da educação matemática, Saberes do ensino, Ensino profissionalDownloads
Referências
BRASIL. Decreto-lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1946.
BRASIL. Decreto nº 21.667 de 20 de agosto de 1946. Regulamento dos Currículos do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1946.
BRASIL. Decreto nº 38.042, de 10 de outubro de 1955. Aprova o Regulamento dos currículos do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1955.
CHARTIER, R. et al. A história cultural Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, v. 12, 1990.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
CUNHA, L. A. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. Edição São Paulo: UNESP, 2005.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, p. 113-172, 2017.
MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
MARTINIAK, V. L. Educação e trabalho no ensino agrícola: Histórias das instituições escolares agrícolas. Curitiba, PR: CRV, 2011.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.
VALENTE, W R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter; W. R. Valente (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. 2017. p. 201-228.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 50 PDF downloads: 25