INDÍCIOS DE UMA MATEMÁTICA A ENSINAR DE UM CURSO PÓS-PRIMÁRIO: em tempos da Lei Orgânica do Ensino Agrícola

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Saberes do ensino, Ensino profissional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia de Castro, UFSC

 

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Instituição Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Instituto Federal Catarinense (IFC), Rio do Sul, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2022). Atualmente é Tesoureiro (Mandato 2022-2026) Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Referências

BRASIL. Decreto-lei nº 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1946.

BRASIL. Decreto nº 21.667 de 20 de agosto de 1946. Regulamento dos Currículos do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1946.

BRASIL. Decreto nº 38.042, de 10 de outubro de 1955. Aprova o Regulamento dos currículos do Ensino Agrícola. Diário Oficial da União, 1955.

CHARTIER, R. et al. A história cultural Entre práticas e representações. Lisboa: Difel, v. 12, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CUNHA, L. A. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. Edição São Paulo: UNESP, 2005.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, Livraria da Física, p. 113-172, 2017.

MANFREDI, S. M. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARTINIAK, V. L. Educação e trabalho no ensino agrícola: Histórias das instituições escolares agrícolas. Curitiba, PR: CRV, 2011.

ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil: (1930/1973). Petrópolis, RJ: Vozes, 1978.

VALENTE, W R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In R. Hofstetter; W. R. Valente (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física. 2017. p. 201-228.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 50     PDF downloads: 25

Como Citar

DE CASTRO, F.; ANTONIO DA COSTA, D. INDÍCIOS DE UMA MATEMÁTICA A ENSINAR DE UM CURSO PÓS-PRIMÁRIO: em tempos da Lei Orgânica do Ensino Agrícola. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.