O AUGE DO CIENTIFICISMO NO PARANÁ

contribuições do CEPE para a matematização da pedagogia

Autores

Palavras-chave:

Testes Pedagógicos, Pedagogia Científica, CEPE

Resumo

Este estudo é fruto da tese de doutorado intitulada “Avaliação da Matemática Escolar: Contribuições da Pedagogia da Escola Nova”. O estudo, bibliográfico e documental, tem como objetivo apreender as ações implementadas pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais na segunda metade da década de 1950, e busca responder à questão norteadora: quais vestígios da matematização da pedagogia podem ser apreendidos nas fontes históricas que fazem parte do acervo pessoal da professora Pórcia Guimarães Alves, uma representante da avaliação objetiva? Foi possível constatar que as práticas inovadoras adotadas pelas escolas primárias no período de estudo, revelam a preocupação com a matematização da pedagogia e a adoção de critérios e processos que assegurem a objetividade na verificação do rendimento escolar a partir de práticas pedagógicas orientadas e organizadas pelo Centro de Demonstração do Ensino Primário do Paraná.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica - PR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Referências

A autora não submeteu o texto completo nos ANAIS.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Métricas


Visualizações do artigo: 46     PDF downloads: 46

Como Citar

CECÍLIO, W. A. G. . O AUGE DO CIENTIFICISMO NO PARANÁ: contribuições do CEPE para a matematização da pedagogia. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/21. Acesso em: 16 maio. 2024.