UM OLHAR PARA DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO A DOCENTES DURANTE O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Movimento da Matemática Moderna, Avaliação de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal o olhar para Revistas e Manuais Pedagógicos destinados a docentes paranaenses durante o período do Movimento Matemática Moderna. Obteve-se como temática principal a avaliação da aprendizagem em escolas primárias em meio ao contexto político cultural e os efeitos sobre as tendências pedagógicas presentes ao longo do período de estudo. Para tanto, um olhar atento para os manuais do NEDEM e CETEPAR e as revistas pedagógicas Currículo e Voz da Escola nos fez refletir sobre a seguinte questão: Quais orientações sobre os procedimentos a serem adotados, sugestão de atividades e mecanismos de verificação de aprendizagem estavam presentes na formação de professores? O breve estudo mostrou que as orientações sobre procedimentos, sugestões de atividades e mecanismos de avaliação estavam engessados nos princípios das tendências tecnicista e formalista moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssyca de Oliveira Assunção, PUCPR

Estudante de Licenciatura em Matemática da PUCPR e Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica - PIC EAD. Curitiba, Paraná, Brasil.

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica - PR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

BEZERRA, F. A. D. A., ZELAK, M. C., & MORAES, M.M. Currículo Magazine as a training space for primary school teachers in the state of Paraná in the 1970s. In: ENAPHEM, 5, 2020. Anais ..., 2020 Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11197>. Acesso em: 10 set 2021.

CORDEIRO, J. R. Cadernos de provas de matemática. Curitiba, 1979

EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na primeira série do ensino de 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1977a. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201984>. Acesso em 10 set 2021

EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na segunda série do ensino de 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1977b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219625>. Acesso em 10 set 2021.

EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na quarta série do 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1979. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219622>. Acesso em 10 set 2021

ERDMANN, L. A. A importância da publicação científica no contexto acadêmico. Revista de enfermagem da UFSM, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/22882/pdf>.

PARANÁ. Ensino Moderno da Matemática volume 2, 1974. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219720>. Acesso em 15 de ago. de 2021

PINTO, N. B. Marcas e Implicações da Matemática Moderna nas Práticas Escolares. Curitiba, 2008. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160924>. Acesso em 30 de out. de 2021.

SEARA, H. F. Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM: não é difícil ensinar matemática: história oral e temática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1884/21242>. Acesso em 29 de out. de 2021.

WALDRIGUES, R. de C. G. A resolução de problemas de matemática nas séries iniciais do ensino de primeiro grau na rede estadual de ensino do Estado do paraná na década de 1970: um estudo histórico-cultural. Tese de Mestrado. Pontifica Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Métricas


Visualizações do artigo: 86     PDF downloads: 45

Como Citar

ASSUNÇÃO, J. de O. .; CECÍLIO, W. A. G. . UM OLHAR PARA DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO A DOCENTES DURANTE O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/96. Acesso em: 16 maio. 2024.