UM OLHAR PARA DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO A DOCENTES DURANTE O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, Movimento da Matemática Moderna, Avaliação de aprendizagem

Resumen

Este artigo tem como objetivo principal o olhar para Revistas e Manuais Pedagógicos destinados a docentes paranaenses durante o período do Movimento Matemática Moderna. Obteve-se como temática principal a avaliação da aprendizagem em escolas primárias em meio ao contexto político cultural e os efeitos sobre as tendências pedagógicas presentes ao longo do período de estudo. Para tanto, um olhar atento para os manuais do NEDEM e CETEPAR e as revistas pedagógicas Currículo e Voz da Escola nos fez refletir sobre a seguinte questão: Quais orientações sobre os procedimentos a serem adotados, sugestão de atividades e mecanismos de verificação de aprendizagem estavam presentes na formação de professores? O breve estudo mostrou que as orientações sobre procedimentos, sugestões de atividades e mecanismos de avaliação estavam engessados nos princípios das tendências tecnicista e formalista moderna.

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Biografía del autor/a

Jéssyca de Oliveira Assunção, PUCPR

Estudante de Licenciatura em Matemática da PUCPR e Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica - PIC EAD. Curitiba, Paraná, Brasil.

Waléria Adriana Gonçalez Cecílio, Pontifícia Universidade Católica - PR

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

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Publicado

2022-04-08

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Cómo citar

ASSUNÇÃO, J. de O. .; CECÍLIO, W. A. G. . UM OLHAR PARA DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO A DOCENTES DURANTE O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–19, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/96. Acesso em: 31 oct. 2024.