UM OLHAR PARA DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO A DOCENTES DURANTE O MOVIMENTO MATEMÁTICA MODERNA
Palabras clave:
Formação de professores, Movimento da Matemática Moderna, Avaliação de aprendizagemResumen
Este artigo tem como objetivo principal o olhar para Revistas e Manuais Pedagógicos destinados a docentes paranaenses durante o período do Movimento Matemática Moderna. Obteve-se como temática principal a avaliação da aprendizagem em escolas primárias em meio ao contexto político cultural e os efeitos sobre as tendências pedagógicas presentes ao longo do período de estudo. Para tanto, um olhar atento para os manuais do NEDEM e CETEPAR e as revistas pedagógicas Currículo e Voz da Escola nos fez refletir sobre a seguinte questão: Quais orientações sobre os procedimentos a serem adotados, sugestão de atividades e mecanismos de verificação de aprendizagem estavam presentes na formação de professores? O breve estudo mostrou que as orientações sobre procedimentos, sugestões de atividades e mecanismos de avaliação estavam engessados nos princípios das tendências tecnicista e formalista moderna.
Descargas
Citas
BEZERRA, F. A. D. A., ZELAK, M. C., & MORAES, M.M. Currículo Magazine as a training space for primary school teachers in the state of Paraná in the 1970s. In: ENAPHEM, 5, 2020. Anais ..., 2020 Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11197>. Acesso em: 10 set 2021.
CORDEIRO, J. R. Cadernos de provas de matemática. Curitiba, 1979
EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na primeira série do ensino de 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1977a. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201984>. Acesso em 10 set 2021
EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na segunda série do ensino de 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1977b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219625>. Acesso em 10 set 2021.
EC/CETEPAR/SEEC. Currículo: Elementos para o planejamento curricular na quarta série do 1º Grau. Curitiba, Paraná, 1979. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219622>. Acesso em 10 set 2021
ERDMANN, L. A. A importância da publicação científica no contexto acadêmico. Revista de enfermagem da UFSM, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/22882/pdf>.
PARANÁ. Ensino Moderno da Matemática volume 2, 1974. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219720>. Acesso em 15 de ago. de 2021
PINTO, N. B. Marcas e Implicações da Matemática Moderna nas Práticas Escolares. Curitiba, 2008. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160924>. Acesso em 30 de out. de 2021.
SEARA, H. F. Núcleo de estudo e difusão do ensino de matemática - NEDEM: não é difícil ensinar matemática: história oral e temática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. Disponível em: <https://hdl.handle.net/1884/21242>. Acesso em 29 de out. de 2021.
WALDRIGUES, R. de C. G. A resolução de problemas de matemática nas séries iniciais do ensino de primeiro grau na rede estadual de ensino do Estado do paraná na década de 1970: um estudo histórico-cultural. Tese de Mestrado. Pontifica Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 106 PDF (Português (Brasil)) downloads: 56