RELATO: minha breve jornada na pesquisa em história da educação matemática como licenciando em matemática

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa, História da Educação Matemática, Expert

Resumo

Neste artigo, irei descrever brevemente a minha caminhada como um bolsista de iniciação cientifica na área de história da educação matemática, mais especificamente voltado para a produção de novos saberes para o ensino e formação de professores que ensinam matemática em finais do século XX, comentando sobre as atividades que já realizei durante os últimos meses e sobre o próximo trabalho que iremos desenvolver no futuro próximo. Por fim, irei comentar sobre os ensinamentos que tive durante estes meses como bolsista e como essa experiência como pesquisador iniciante tem me auxiliado em me tornar um futuro professor melhor e mais bem qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FISCHER, M. C. B; BASSO, M. V. A Léa da Cruz Fagundes: Uma expert na formação de professores, em Tempos de aprendizagem mediada por tecnologias digitais de informação E comunicação REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 34, p.226-242, 2020. Disponível em < http://dx.doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p226-242.id272 >. Acesso em 21 mar. 2023.

PINTO, T. P; MORAIS, M. B; DASSIE, B. A. (Orgs.). 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática: História da educação matemática e suas conexões com a Educação Matemática: outros problemas, outros objetos, outras abordagens.... Disponível em < https://desafioonline.ufms.br/index.php/ENAPHEM/issue/view/763 > Acesso em: 20 mar. 2023.

RIOS, D. F; RODRIGUES, J. M. Para guardar o que quer que se guarde: Dos acervos escolares à construção de uma coleção digital. In: BÚRIGO, E. Z; DALCIN, A; SILVA, C. M. S; RIOS, D. F; PEREIRA, L. H. F; FISHER, M. C. B. (Orgs.). Saberes Matemáticos nas Escolas Normais do Rio Grande do Sul (1889-1970) São Leopoldo: Oikos, 2020. p.69-90. Disponível em < https://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1044 >. Acesso em 22 mar. 2023.

SILVA, P. A. V; OLIVEIRA, J. A. M; RODRIGUES, J. M. Trabalhando com acervos: Entre a formação de professores e a iniciação à Pesquisa em História da Educação Matemática ACERVO – Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 266-273, 2020. Disponível em < https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/213500/Trabalhando%20com%20acervos%20entre%20a%20forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20professores%20e%20a%20inicia%c3%a7%c3%a3o%20%c3%a0%20pesquisa%20em%20Hist%c3%b3ria%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20Matem%c3%a1tica.pdf?sequence=1&isAllowed=y > Acesso em 21 mar. 2023.

VALENTE, W. R. (Org.). DICIONARIO DOS EXPERTS: matemática para o ensino e formação de professores: Disponível em: < https://www.ghemat.com.br/ > Acesso em: 20 mar. 2023.

VALENTE, W. R. Arquivos Pessoais de Professores E História do Saber Profissional da Docência em Matemática Educação & Realidade, Porto Alegre/RS, v. 46, n. 2, p. 1-16, 2021. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236112052 >. Acesso em 21 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Métricas


Visualizações do artigo: 68     PDF downloads: 33

Como Citar

COLLA, J.; FISCHER, M. C. B. RELATO: minha breve jornada na pesquisa em história da educação matemática como licenciando em matemática . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/238. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais