O SABER ARITMÉTICO NA REVISTA DO ENSINO

uma ótica inicial

Autores

Palavras-chave:

Saberes aritméticos, Experts, Revista do Ensino

Resumo

O objetivo do texto visa apresentar os primeiros indícios sobre os saberes aritméticos presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais entre os anos de 1925 e 1932. O referencial teórico-metodológico se respalda na História Cultural representada por Chartier (2002; 2006), nas discussões sobre os saberes profissionais apresentados por Hofstetter e Schneuwly (2017) e nos experts em educação por Hofstetter et al. (2017). O texto apresenta uma revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre as revistas pedagógicas brasileiras; do termo expert; e dos saberes aritméticos. Por fim, foi possível identificar 84-artigos que abordam contribuições para o ensino de aritmética. Uma percepção inicial sobre estas produções fazem alusão a configuração das propostas educacionais na Revista do Ensino. Por um lado, existem artigos com espaços próprios, sem estarem ligados a alguma seção do periódico, e por outro, há produções que se apresentam em sessões como “O Centro de Interesse” e “Nossos Concursos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Rene Michel Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa GHEMAT-SC. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BICCAS, M. S. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.

CHARTIER, R. A “nova” História Cultural. In: GARNICA, A. V. M. (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 19-36.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 11 fev. 2021.

CONCEIÇÃO. G. L. Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX). 2018. 145 p. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374>. Acesso em: 26 fev. 2021.

COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. O Repositório de Conteúdo Digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 96–110, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160925>. Acesso em: 22 fev. 2021.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. Valente (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, W. R. (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 17-62.

HOFSTETTER, R. et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 55-112.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749>. Acesso em: 11 fev. 2021.

LEMOS, A. C. M. A Pulsão do Saber do Expert. 2010. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/631>. Acesso em: 05 mar. 2021.

LUCA, T. R. Fontes Impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2008. p. 111-153.

RIBEIRO, O. L. C. Criatividade na Expertise: implicações para processos de aprendizagem de alto nível. 2016. 389 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3621639>. Acesso em: 05 mar. 2021.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p.28-49, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 22 fev. 2021.

VEYNE, P. Como se escreve a história. 4. ed. Brasília: Editora UNB, 1998.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 84     PDF downloads: 65

Como Citar

MICHEL JUNIOR, R. R.; COSTA, D. A. da. O SABER ARITMÉTICO NA REVISTA DO ENSINO: uma ótica inicial . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/20. Acesso em: 16 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>