O SABER ARITMÉTICO NA REVISTA DO ENSINO
uma ótica inicial
Palavras-chave:
Saberes aritméticos, Experts, Revista do EnsinoResumo
O objetivo do texto visa apresentar os primeiros indícios sobre os saberes aritméticos presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais entre os anos de 1925 e 1932. O referencial teórico-metodológico se respalda na História Cultural representada por Chartier (2002; 2006), nas discussões sobre os saberes profissionais apresentados por Hofstetter e Schneuwly (2017) e nos experts em educação por Hofstetter et al. (2017). O texto apresenta uma revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre as revistas pedagógicas brasileiras; do termo expert; e dos saberes aritméticos. Por fim, foi possível identificar 84-artigos que abordam contribuições para o ensino de aritmética. Uma percepção inicial sobre estas produções fazem alusão a configuração das propostas educacionais na Revista do Ensino. Por um lado, existem artigos com espaços próprios, sem estarem ligados a alguma seção do periódico, e por outro, há produções que se apresentam em sessões como “O Centro de Interesse” e “Nossos Concursos”.
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