A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: Revisão sistemática dos estudos sobre as Escolas de Iniciação Agrícola e o seu ensino de matemática

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Agrícola, Ensino de matemática, Ensino Profissional

Resumo

Este estudo analisa pesquisas sobre Escolas de Iniciação Agrícola (EIA) e o ensino de matemática nessas escolas, no período de 2006 a 2022. Foi realizada uma revisão sistemática, com base em teses e dissertações nacionais. O descritor utilizado para a busca foi "Iniciação Agrícola". As buscas foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 17 estudos. Os critérios de inclusão foram: a) teses e dissertações indexadas na BDTD e/ou no catálogo da CAPES, no período de 2006 a 2022; b) estudos que abordaram Iniciação Agrícola. Os critérios de exclusão foram: a) teses e dissertações não relacionadas à iniciação agrícola; b) dissertações e teses repetidas nas bases de dados. Os resultados revelaram quatro estudos sobre as EIA, que, apesar de contribuírem para a compreensão histórica dessas instituições, não problematizaram especificamente as particularidades do ensino presente nessas escolas, ressaltando a importância de novas pesquisas sobre o tema.


O texto completo encontra-se publicado na ACERVO, disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/108

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Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda na modalidade de Doutorado Interinstitucional (DINTER), parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Professora do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira (IFC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

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Publicado

2023-04-03

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Como Citar

CASTRO, F. C. de; COSTA, D. A. da. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: Revisão sistemática dos estudos sobre as Escolas de Iniciação Agrícola e o seu ensino de matemática . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/185. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais

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