LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais

Autores

Palavras-chave:

Circulação, Apropriação, Escola Nova

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a trajetória profissional do professor Lorenzo Luzuriaga, traçando um caminho que o caracteriza como um vetor internacional de divulgação de trabalhos de autores espanhóis. Para tanto, apresenta-se uma breve descrição de sua trajetória acadêmica e profissional, destacando seu trabalho na Revista de Pedagogía em Madri e na Editora Losada em Buenos Aires, ambos sustentados nos ideais do Movimento da Escola Nova. Metodologicamente são abordados os conceitos de circulação e apropriação de ideias de Chartier (1990) e Sirinelli (1998), além dos pressupostos da história transnacional de Vera e Fuchs (2019). Considerou-se assim, que tais atitudes o representam como um vetor de divulgação de trabalhos de autores espanhóis, ultrapassando barreiras geográficas e considerando tal movimento como de circulação de ideias e pensamentos.

 

O texto completo encontra-se publicado na HISTEMAT, disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/561

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED/SC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

Referências

ALVES, C. Contribuições de Jean-François Sirinelli à história dos intelectuais da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 27-55, jan./abr. 2019.

BARREIRO, H. Lorenzo Luzuriaga y el movimiento de la Escuela Unica en España: de la renovacion educativa al exilio (1913-1959). Revista de Educación, 289:7-48. 1989. Disponível em: < https://www.redined.educacion.es/xmlui/bitstream/handle/11162/70178/00820073003496.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 mar. 2023.

BÚRIGO, E. Z; PEIXOTO, F. A. B. Aprender a ensinar: memórias de professoras normalistas. EMR-RS, ano 19, número 19, v.2, p. 21, 2018.

COMAS, M. Metodología de la aritmética y la geometría. Madri: Revista de Pedagogía, 1934. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159306. Acesso em: 16 mar. 2023.

COMAS, Margarita. Metodoloía de la aritmética y la Geometría. 3. ed. Buenos Aires: Editorial Losada, 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160285. Acesso em: 16 mar. 2023.

DELGADO MARTÍNEZ, M. Á.: Margarita Comas Camps (1892-1972). Científica i pedagoga. Govern de les Illes Balears, Palma de Mallorca, 2010. Disponível em: https://mujeresconciencia.com/2014/11/27/margarida-comas-camps-1892-1972-cientifica-i-pedagoga/. Acesso em: 16 mar. 2023.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, 1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.

LEÓN, A. C. M. Filosofía y Educación en España: Luzuriaga y la Revista de Pedagogía. Bajo Palabra. Revista de Filosofía II Época, nº 6, 2011, p. 53-62.

LUZURIAGA, L. M. História da Educação e da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1963. Tradução de: Luiz Damasco Penna e J. B. Damasco Penna.

MARQUES, J. A. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2013.

MONARCHA, C. Brasil Arcaico, Escola nova: Ciências, técnica e utopia dos anos 1920-1930. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

PGL. LORENZO LUZURIAGA, DEFENSOR DA ESCOLA NOVA PÚBLICA. 2018. Disponível em: https://pgl.gal/lorenzo-luzuriaga-defensor-da-escola-nova-publica/. Acesso em: 09 mar. 2023.

RABELO, R. Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a new education fellowship. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 112-139, 2021.

RODRIGUES, A. C. D. Saberes geométricos na Revista do Ensino de Minas Gerais nas décadas de 1940 e 1950. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

SIRINELLI, Jean-François. De la demeure à l'agora. Pour une histoire culturelle du politique. Vingtième Siècle. Revue d’histoire. n. 57, p. 121- 131, janvier-mars 1998. Disponível em: https://doi.org/10.3406/xxs.1998.3716. Acesso em: 18 mar. 2023.

Publicado

2023-04-24

Métricas


Visualizações do artigo: 60    

Como Citar

GODOI, A. J. de; COSTA, D. A. da. LORENZO LUZURIAGA: caminhos transnacionais. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–3, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/200. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>