A ARITMÉTICA DOS CENTROS DE INTERESSE E O PROGRAMA DO ENSINO MINEIRO DE FRANCISCO CAMPOS (1927)

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Centros de Interesse, Escola Nova

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender como está prescrito, no Programa de Ensino de 1927 em Minas Gerais, as indicações específicas para a matemática dos Centros de Interesse. Como questionamento, indaga-se a existência de prescrições específicas para uma matemática voltada a metodologia dos Centros de Interesse. Sendo assim, utiliza-se como referencial teórico Goodson (1997) concernente a História do Currículo, e Julia (2001) sobre o conceito de Cultura Escolar. Como conclusão, identifica-se no Programa de Ensino do ano de 1927 prescrições teóricas sobre os Centros de Interesse, porém não há indícios de uma aritmética ligada a essa metodologia. Por outro lado, constata-se a existência de artigos educacionais na Revista do Ensino de Minas Gerais que cumprem esse papel de apresentar possibilidades de ensino de uma aritmética presente nos Centros de Interesse.

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Biografia do Autor

Robert Rene Michel Junior, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

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Publicado

2022-04-07

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Como Citar

MICHEL JUNIOR, R. R.; COSTA, D. A. da. A ARITMÉTICA DOS CENTROS DE INTERESSE E O PROGRAMA DO ENSINO MINEIRO DE FRANCISCO CAMPOS (1927). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/145. Acesso em: 19 maio. 2024.

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