ZOLTAN PAUL DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: uma análise dos saberes a ensinar e para ensinar em suas obras (1960-1970)

Autores

Palavras-chave:

fração, Rio de Janeiro, Formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Tramontano, UERJ

Atualmente, cursando doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ, no programa de pós-graduação em Educação – ProPEd, com pesquisa na área de História da educação matemática. Atuo como pesquisador colaborador do GHEMAT Rio de Janeiro. Atuei por muitos anos no Projeto de Extensão Desenvolvimento de Jogos Digitais na Educação - DJDE/UFRJ. Professor de Matemática na rede estadual do Rio de Janeiro e na rede privada, no Município do Rio de Janeiro. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra, na área da História da educação matemática. Pós-Graduado em Aprendizagem em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/FEBF.

Denise Medina França, UERJ

Atualmente é professora do programa de Pos graduacao em educacao-PROPED-UERJ, na linha de Instituições, práticas educativas e história. Procientista da UERJ e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro-FAPERJ. Coordenadora do grupo de Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Rio de JAneiro e pesquisadora NEPHE-Núcleo de ensino e pesquisa em história da educação. Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela
Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência em pesquisa na área de educação, com ênfase na educação matemática, Historia da educação matematica, formação de professores e educação à distância.

Referências

CERTEAU, M. de. A Invenção do Cotidiano – Artes de Fazer. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020, cap. II.

CRESPO, Regina Márcia Gomes. Educação pública fluminense pós-fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara: uma análise da política educacional do governo Faria Lima, 1975-1979. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2016.

DIENES, Z. P. Frações. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder, 1971a, 55p.

DIENES, Z. P. Frações: fichas de trabalho. Traduzido por M. P. B. de M. Charlier; R. F. J. Charlier. Supervisão do Grupo de Estudos do Ensino da Matemática - GEEM - São Paulo. São Paulo: Herder, 1971b, 92p.

FRANÇA, D. M. Matemática nas séries iniciais: o que mudou? Curitiba: Appris, 2019.

FRANÇA, D., et al. O Sesquicentenário e o Projeto de nação da Ditadura (1964-1985). In: Limeira, A. M.; SILVA, E. O. C; GONDRA, J. G. (Orgs.). Independência e Instrução no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora EdUERJ, 2022.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. IN: Hofstetrer, R.; Valente, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. (Coleção Contextos da Ciência), p.113-172.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, jan. /jun. 2001.

MORAIS, R.S.; BERTINI, F.; VALENTE, W. R. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

SILVA, M. C. L. Movimento da Matemática Moderna: Possíveis Leituras de uma Cronologia. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.49-63, mai./ago. 2006 Disponível em: https://encurtador.com.br/svHJR. Acesso: 16 mar./2024.

SOARES, E. T. P. Zoltan Paul Dienes e o sistema de numeração decimal na cultura escolar paranaense (1960-1989). 288p. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014.

VALENTE, W. R. A Matemática Moderna nas escolas do Brasil: um tema para estudos históricos comparativos. In: Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.18, p.19-34, mai./ago. 2006.

VALENTE, W. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. In: Acta Scientiae Canoas, v.20 n.3 p.377-385 mai./jun. 2018.

VALENTE, W. R. Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 25

Como Citar

TRAMONTANO, A.; FRANÇA, D. M. ZOLTAN PAUL DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: uma análise dos saberes a ensinar e para ensinar em suas obras (1960-1970). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/287. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores