PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX
A pesquisa histórica sobre processos e dinâmicas envolvidos na produção de novos saberes vem evidenciando diferentes dimensões integrantes dessa produção.
Modos de produção de saberes, mudanças nesses modos, história do conhecimento referenciam o interesse dos pesquisadores. Que processos e dinâmicas ocorrem em uma dada época, que caracterizam a produção matemática, tornando possível a sua apropriação e circulação para o ensino e formação de professores?
A edição do XXII Seminário Temático Internacional do GHEMAT Brasil alinha-se ao movimento de investigar a produção de novos saberes, compreender como foi possível ocorrer a consolidação de determinado saber, amparado por sistematizações de resultados de investigações que vêm sendo realizadas por inúmeros pesquisadores nos últimos tempos.
As submissões serão acolhidas em três eixos
Edição Atual
EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
UMA ANÁLISE HISTÓRICA E MATEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DA TABELA DE CORDAS DE CLÁUDIO PTOLOMEU
Visualizações do artigo: 6 pdf downloads: 2