SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1930 - 1960)

Autores/as

Palabras clave:

Formação de professores, História da educação matemática, Ensino de Geometria, Experts

Resumen

O projeto de pesquisa, tem como objetivo inventariar produções de livros, artigos, teses, de experts sobre saberes na formação de professores para ensinar geometria, da Escola Normal ao Instituto de Educação do Distrito Federal (1930-1961). Tal pesquisa se fundamentará no ferramental teórico-metodológico da História Cultural, por meio de levantamento bibliográfico de fontes  históricas pelos professores do referido Instituto. O projeto também propõe discutir o Movimento da Matemática Moderna (MMM), por conta do recorte temporal, o qual foi fundamentado na teoria psicogenética de Piaget.

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Biografía del autor/a

Marta Maria Gama, Unversidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-04-28

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Cómo citar

GAMA, M. M.; FRANÇA, D. M. de A. SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (1930 - 1960). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/149. Acesso em: 31 oct. 2024.