MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro

Autores

Palavras-chave:

Materiais concretos, Laboratório de Currículos, Atividades

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mapear as atividades para as séries iniciais do curso primário, envolvendo materiais concretos, nas publicações do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro. Selecionamos para análise especificamente o livro Reformulação de Currículos 2 - Primeira e segunda séries, publicado em 1981, a fim de caracterizar elementos dos saberes sistematizados com o uso de material concreto (todo e qualquer acessório didático que auxilie na aprendizagem). O referencial teórico metodológico é composto por autores oriundos da História Cultural, em especial Hofstetter e Schneuwly (2017). Pretendemos indicar de que maneira os materiais foram apresentados, as orientações de uso desses materiais, e os saberes sistematizados a partir do uso deles. Dessa forma, a questão norteadora – o problema da pesquisa – é: Quais saberes para ensinar emergem das orientações para utilização de materiais concretos nestas publicações?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayene de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (UERJ) Brasil.

Referências

CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo. (Orgs) Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CRESPO, Regina Márcia G. Educação pública fluminense pós-fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara: uma análise da política educacional do governo Faria Lima, 1975-1979. 2016. 212 fl. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2016.

DE CERTEAU, Michel. A operação historiográfica. In: DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1982.

FRANÇA, D. M. A produção oficial do movimento da matemática moderna para o ensino primário do estado de São Paulo (1960-1980). 2007. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

REZENDE, A. M. S.; VALENTE, W. R. Materiais didáticos para o ensino de matemática: condensando saberes profissionais da docência. In: SANTOS, I. B.; Búrigo, E. Z.; VALENTE, W. R. (Orgs.). Materiais didáticos e história da educação matemática. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

RIO DE JANEIRO (Estado). Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Reformulação de currículos: 1ª e 2ª séries, 2. ed. Rio de Janeiro, FENAME, 1981.

VALENTE, W. R. A pesquisa sobre História do Saber profissional do professor que ensina matemática: Interrogações metodológicas. Revista Paradigma. V. XLI, Junio de 2020, p. 900-911. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268. Acesso em: 25 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-18

Métricas


Visualizações do artigo: 52     pdf downloads: 22

Como Citar

NASCIMENTO, D. de S.; FRANÇA, D. M. de A. MATERIAIS CONCRETOS: saberes para ensinar nas atividades do Laboratório de Currículos do Rio de Janeiro. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/223. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais