EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960-1980: saberes profissionais em tempos do MMM

Autores

Palavras-chave:

Saberes, MMM, Matemática

Resumo

Esse projeto de tese tem por objetivo compreender, através do estudo das fontes históricas, quais foram os saberes docentes sistematizados pelos professores de matemática da Escola Alemã Corcovado – EAC, no Rio de Janeiro, nas décadas de 1960 a 1980. Essas fontes serão os livros didáticos utilizados pelos docentes e regulamentações governamentais, brasileiras e alemães. Se possível, acrescentaremos a análise dos cadernos de ex-alunos. Espera-se determinar se o Movimento da Matemática Moderna foi incorporado aos planejamentos curriculares, além de identificar quais foram os saberes a e para ensinar voltados ao ensino de matemática que os docentes dessa escola sistematizaram nos últimos anos do Curso Primário e no 1º ano do Curso Ginasial.

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Biografia do Autor

Armando Freitas Tramontano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-04-27

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Como Citar

TRAMONTANO, A. F.; FRANÇA, D. M. de A. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO RIO DE JANEIRO NAS DÉCADAS DE 1960-1980: saberes profissionais em tempos do MMM. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/137. Acesso em: 15 maio. 2024.