SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA (1960 a 1970)

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Palavras-chave:

Ensino Primário, Ensino de Frações, Livros Didáticos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa e descrever como quatro livros foram constituídos como fonte de pesquisa.  Temos como pergunta de pesquisa: Que orientações foram dadas aos professores primários, por meio de livros, relativamente ao ensino de frações durante o Movimento da Matemática Moderna? com o objetivo geral: analisar orientações, aos professores, presentes em livros sobre o ensino de fração no ensino primário no período do MMM. O referencial teórico-metodológico está pautado nos saberes a e para ensinar (HOFSTETTER & SCHNEWLY, 2017), nos conceitos de matemática a e para ensinar (VALENTE, 2017), nos processos metodológicos apresentados por Valente (2018) e em Búrigo (1989) e França (2007) que analisam o MMM no Brasil. Para a coleta de fontes utilizaremos o Repositório de Ghemat/Brasil, buscando por livros didáticos produzidos entre as décadas de 1960 a 1970, voltados ao ideário do MMM, destinado a professores primários, contendo o conteúdo de frações.

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Biografia do Autor

Diogo Ferreira Jandrey, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Educação Matemática, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora no Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

JANDREY, D. F.; SANTOS, E. S. C. dos . SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA (1960 a 1970). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–15, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/65. Acesso em: 16 maio. 2024.

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