OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941)

Autores

Palavras-chave:

Trigonometria, Mato Grosso, História da Educação Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa de doutorado, em andamento, que apresenta como questão norteadora quais as possíveis transformações ocorridas no saber a para ensinar matemática referente ao conteúdo de trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período de 1920 a 1941? Tem por objetivo analisar as possíveis transformações dos saberes profissionais de professores referente ao conteúdo trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período. Assim, recorremos a ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como, estudos vindos da História Cultural. As conjecturas de resultados é que ao interpretar o conteúdo de trigonometria nos manuais pedagógicos e em documentos oficiais seja possível determinar elementos do saber profissional.

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Biografia do Autor

Luana Vieira Ramalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasíl (UNB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-04-30

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Como Citar

RAMALHO, L. V. .; SANTOS, E. S. C. dos . OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/60. Acesso em: 15 maio. 2024.

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