INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]

Autores

Palavras-chave:

Mato Grosso, Matemática a Ensinar, Regulamentos

Resumo

Esta investigação refere-se a pesquisa de doutorado em andamento a qual discute os saberes profissionais de professores que atuaram no ensino secundário. Desse modo, este artigo se orienta pela seguinte questão: “que matemática a ensinar está evidenciada nos programas de ensino e em regulamentos para o Liceu Cuiabano entre 1896 e 1926?” Nos apoiando nos estudos sócio-históricos direcionado pela discussão dos saberes profissionais de professores (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017); matemática a ensinar e para ensinar (BERTINI; MORAIS; VALENTE, 2017) e matemática do ensino (VALENTE, 2021), apresentamos os primeiros encaminhamentos de análises de fontes documentais depositadas em acervos digitais, no arquivo público do estado de Mato Grosso e no próprio Liceu Cuiabano. As conjecturas dos resultados, ao interpretar a matemática nos documentos oficiais, nos mostra indícios de uma matemática a ensinar que foi mobilizada como um saber próprio do docente que ensinou matemática.

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Biografia do Autor

Luana Vieira Ramalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática (UFMS)

Edilene Simões Costa dos Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasíl (UNB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-04-13

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Como Citar

RAMALHO, L. V.; COSTA, E. S. C. dos. INDICATIVOS DE SABERES PROFISSIONAIS EM REGULAMENTOS PARA O LICEU CUIABANO [1896 – 1926]. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/235. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais