INSTRUMENTALIZAÇÃO MEDIANTE CERTEAU: possibilidades em história da produção curricular em matemática

Autores

Palavras-chave:

história da educação, Fundamentação teórica, Certeau

Resumo

Com o objetivo de desenvolver a pesquisa com o Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro, de identificar através da análise as mudanças curriculares contidas nele, focando na produção curricular de matemática, torna-se necessário para operacionalizar a pesquisa e torná-la viável o uso de uma fundamentação teórica concisa. Nesse sentido, essa proposta de pesquisa visa demonstrar como o uso da obra e conceitos de Certeau tem o poder de potencializar a pesquisa oferecendo instrumentos para que ela se torne executável. Seguiu-se a tentativa de exemplificar as possibilidades de uso dos conceitos e métodos de Certeau em pesquisas na história da educação matemática, em específico da reformulação curricular das décadas de setenta e oitenta pela produção dos cadernos pedagógicos do Laboratório de Currículos do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras chave: Certeau; fundamentação teórica; história da educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayene de Souza Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maria Fernanda Rosa Horta Bastos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lívia Ermelinda Ribeiro Sampaio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

DE CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 3ª edição. Petropólis: Vozes, 1998.

FARIA, L. C. M.; LOBO, Yolanda. Identidade e campo de produção: o laboratório de currículos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro (1975-1979). XXVIII Reunião Anual da ANPED, Caxambú. Anais..., 2005. p. 1-14.

GIARD, L. História de uma pesquisa. In: De CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998. v.I, p. 9-32.

Downloads

Publicado

2022-04-21

Métricas


Visualizações do artigo: 119     PDF downloads: 74

Como Citar

NASCIMENTO, D. de S.; BASTOS, M. F. R. H. .; SAMPAIO, L. E. R. INSTRUMENTALIZAÇÃO MEDIANTE CERTEAU: possibilidades em história da produção curricular em matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/156. Acesso em: 15 maio. 2024.