A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES
apontamentos sobre sua matemática para ensinar
Palavras-chave:
Educação Profissional, Formação de Professores, Matemática IndustrialResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar a organização do ensino da Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás com a intenção de identificar indícios de uma matemática para ensinar própria para Educação Profissional. Para tanto, utiliza-se como categoria de análise e interpretação a categoria matemática a ensinar, em que se vai em busca dos saberes matemática objetivados. Esta categoria é uma vetorização da categoria saberes para ensinar, que tem como propósito analisar as ferramentas do trabalho docente e como elas efetivam o ensino. Neste estudo foram analisados decretos relacionados a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Brás, bem como, relatórios do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio que tratavam desta escola. Como resultados, observou-se que os objetos matemáticos objetivados apontam para a existência de uma matemática para ensinar que deveria fazer parte de formação docente daqueles que atuaram, principalmente, nas Escolas de Aprendizes Artífices.
Downloads
Referências
BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019, 183f.. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962 Acesso em: 28 mar. 2020.
BARROS, J. A.. Contribuição para o estudo dos “campos disciplinares”. Revista ALPHA. Patos de Minas: UNIPAM, n. 11, pp. 205-216, ago., 2010. Disponível em: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistaalpha/issue/view/122 Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Decreto n. 7.566 de 23 de set. 1909. Cria nas Capitais dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. 1909a. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116790 . Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1920. Rio de Janeiro: Papelaria e Typographia Villas Boas & C. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182543 . Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Relatório das Escolas de Aprendizes Artífices: 1926. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182544. Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4.127 de 25 fev. 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. 1942. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012. Dispõe das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10804-pceb011-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 28 mar. 2020.
BRITO, A. J.; MOURA, E. C.. Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática. Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 202-212, maio-ago. 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33900/18755. Acesso em: 28 mar. 2021
CHARTIER, R.. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil,1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.
CUNHA, L. A.. O ensino de ofício nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 1.790, de 8 de jan. 1917. Autoriza a creação de uma Escola Normal de Artes e Offícios, mediante as condições que estabelece, e dá outras providência. Rio de Janeiro, 1917. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/663816/6605 Acesso em: 28 mar. 2020.
DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 1.283, de 7 de nov. 1918. Dá regulamento a Escola Wencesláo Braz. Rio de Janeiro, 1918. Disponível em: http://memoria.bn.br/DocReader/663816/7385 Acesso em: 28 mar. 2020.
FONSECA, C. S.. História do ensino industrial. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, v.1, 1986.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B.. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1ª ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113 – 172.
LAHIRE, B.. Campo. In: CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A.; HEY, A. P.; MEDEIROS, C. C. C. (Org.). Vocabulário BOURDIEU. 1ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, pp. 64-66.
MACIEL, P. C. M.. A Matemática na Escola Técnica Nacional (1942-1965): Uma disciplina diferente. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Ciência, Tecnologia e Educação, Rio de Janeiro, 2018, 216f..
MACHADO,_M._H.._Sociologia das Profissões: uma contribuição ao debate teórico. In: MACHADO, Maria Helena (Org.). Profissões de Saúde: uma abordagem sociológica. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995, pp. 13-33.
SOARES, M. J. As Escolas de Aprendizes Artífices: estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v.6, n.2, p. 58 – 92, jul/set, 1982. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/fe/article/view/60628/58869 Acesso em: 23 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 197 PDF downloads: 99