O ESTUDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES REALIZADOS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E OS PCN
Keywords:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Propostas Curriculares, EnsinoAbstract
A investigação histórica tem como objetivo verificar se o estudo elaborado pela Fundação Carlos Chagas - FCC, a pedido do Ministério da Educação e Cultura, influenciou os elaboradores dos Parâmetros Curriculares Nacionais na versão preliminar do documento enviada aos pareceristas no ano de 1995. Fundamenta-se em Hofstetter e Schneuwly (2017) e Valente (2017; 2019) no entendimento de saberes profissionais relacionados com a profissionalização docente e em Bertini, Morais e Valente (2017) na caracterização e articulação de uma matemática a ensinar e uma matemática para ensinar. Os resultados esclarecem relações e influências internacionais recebidas pelo governo brasileiro no âmbito educacional na última década do século XX. O estudo realizado apresenta que o estudo sobre currículos realizado pela FCC pouco interferiu na elaboração da versão preliminar dos PCN por terem sido elaborados por equipes distintas e concomitantemente.
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