O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997

Autores

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares, Tratamento de Informação, matemática

Resumo

O artigo  em sua problemática proporciona  uma reflexão sobre a inserção do bloco de conteúdo Tratamento da Informação nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os primeiros anos escolares do Ensino Fundamental na tentativa de identificar mudanças que ocorreram nos conteúdos e abordagem deles durante o processo de elaboração do documento. A investigação histórica tem sustentação teórica-metodológica em Hofstetter e Schneuwly (2017a, 2017b), Julia (2001), Valente, Bertini, Morais (2021),  autores que atuam desmitificando concepções acerca do processo de profissionalização docente. Trata-se de uma pesquisa documental onde foi analisada uma das versões preliminares e a versão oficial do Parâmetro Curricular de Matemática para os primeiros anos escolares. A pesquisa identifica que houve alterações na proposta de conteúdos no bloco tratamento de informações oriundas de amadurecimento intelectual dos protagonistas e de reflexões a eles apresentadas.

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Biografia do Autor

Lauro Igor Metz, UNIFESP

Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Brasil (UNIFESP). Professor da Faculdade ESIC de Curitiba, Brasil.

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Publicado

2023-04-13

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Como Citar

METZ, L. I. O BLOCO TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE MATEMÁTICA, 1997. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/250. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais