A REFORMA FRANCISCO CAMPOS E OS PARECERES DOS PCN DE MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Pareceres, Matemática

Resumo

O propósito da investigação tem como problemática verificar se nos pareceres elaborados em relação a primeira versão dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os dois primeiros ciclos de ensino são identificadas recomendações para a inserção da Reforma Francisco Campos na versão final do documento. A investigação tem como objetivo identificar se os pareceristas fizeram apontamentos a respeito da Reforma Francisco Campos em específico ao processo de unificação das Matemáticas proposto por Euclides Roxo. Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como abordagem teórico metodológica os pressupostos apresentados por Hofstetter e Schneuwly(2017) e Bertini, Morais e Valente (2017). Foi realizado uma pesquisa documental onde foram analisados 11 Pareceres elaborados por especialistas escolhidos pelo MEC. Constatou-se que nenhum dos Pareceres fizeram referência a inserção da Reforma de Francisco Campos na versão final dos PCN para os dois primeiros ciclos escolares.

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Biografia do Autor

Lauro Igor Metz, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo, Brasil (UNIFESP). Professor da Faculdade ESIC de Curitiba, Brasil.

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Publicado

2022-04-21

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Como Citar

METZ, L. I. A REFORMA FRANCISCO CAMPOS E OS PARECERES DOS PCN DE MATEMÁTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/140. Acesso em: 16 maio. 2024.