UM ENSINO PARA MENINAS: pesquisa sobre o ensino de Nísia Floresta no Collegio Augusto no tempo do império

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, matemática para meninas, império

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kesia Caroline Ramires Neves, UFMS

Doutora em Educação para Ciência e Matemática (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1528-5136. E-mail: kesianeves@ufgd.edu.br

Enoque da Silva Reis, UNIR

Doutor pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor na Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, Rondônia, Brasil. enoque.reis@unir.br

Otávio José Neto Tinoco Neves dos Santos, UEMS

Doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Sidnei Azevedo de Souza, UFGD

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Professor na UFGD, Dourados, MS, Brasil.

Referências

AUGUSTA, B. Opúsculo Humanitario. Rio de Janeiro: Typographia de M. A. Silva Lima, 1853.

BOURDIEU, P. Science de la Science et réflexivité. Paris: Raisons D’Agir Éditions, 2001.

BOURDONCLE, R. Professionnalisation, formes et dispositifs. In: Marguerite Altet & Raymond Bourdoncle. Recherche & Formation, 35, p. 117-132, 2000.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p. 177-229, 1990.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, p. 9-38, 2001.

MENDONÇA, A.; MARTINS, L. Nísia Floresta e o Pioneirismo “Invisível” do Feminismo Brasileiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 821-838 mai-ago/2021.

ALMANAK ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO. Organizado e Redigido por Eduardo Laemmert, 7. ed. Rio de Janeiro: Casa dos Editores Proprietários, 1850. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394x&pagfis=3403. Acessado em: 14/05/2023.

MORAIS, R. S. et al. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

PINTO, D. G. Discurso que às suas educandas dirigiu Nísia Floresta. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Imparcial de Francisco de Paula Brito, 1847.

O MERCANTIL. 17. ed. Província de Minas: Rua da Quitanda, No 13, 17 de janeiro de 1847. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=228133&pagfis=3467 Acessado em: 03/03/2024.

ROSA, G. R. Transgressão e moralidade na formação de uma “matrona esclarecida”: contradições na Filosofia de Educação nisiana. (Tese em Educação). Universidade Vale do Rio Sinos. São Leopoldo, RS, 2012.

SILVA, E. M. Mulheres, emancipai-vos! Um estudo sobre o pensamento pedagógico feminista de Nísia Floresta. (Dissertação em Educação Contemporânea). Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2014.

VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, [S. l.], 15(36), p. 164–174, 2020.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. Sobre a matemática do ensino como objeto teórico de pesquisa. In Wagner Rodrigues Valente e Luciane de Fatima Bertini (Org.). A matemática do ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960 (pp. 19-30, 1 ed.). São Paulo: UNIFESP, 2022.

VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R.(Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 30     PDF downloads: 25

Como Citar

NEVES, K. C. R.; REIS, E. da S.; SANTOS, O. J. N. T. N. dos; SOUZA, S. A. de. UM ENSINO PARA MENINAS: pesquisa sobre o ensino de Nísia Floresta no Collegio Augusto no tempo do império. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/283. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores