FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Palabras clave:
Currículo, Matemática, Formação de ProfessoresResumen
Este artigo trata de um histórico do ensino da matemática na formação de futuros professores polivalentes no século XX e XXI. Ancoradas nos estudos de Santos (2009) buscamos entender como o ensino da matemática, a partir dos escritos da referida autora articularam os saberes a e para ensinar. De acordo com a revisão histórica nem sempre os conteúdos matemáticos foram destacados. Compreendemos que muitas vezes os saberes são considerados sob novas bases conceituais, tendo em conta ‘saberes objetivados’, isto é, saberes que se institucionalizam ao longo do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos e incluídos intencionalmente na formação de professores. O estudo revela que, ainda hoje, ensinar matemática nos cursos de formação de professores que atuarão nos anos iniciais e na educação infantil, continua sendo um grande desafio, pois os alunos que os frequentam, em sua maioria, não gostam de Matemática e apresentam lacunas consideráveis acerca desta disciplina.
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