AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES: um olhar para a Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Experiência Docente, Expert, Saberes Profissionais

Resumo

O presente artigo tem como base, em desenvolvimento, uma pesquisa doutoral vinculada ao programa de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, iniciada em março de 2020. Buscamos compreender com este, a produção de saberes profissionais em documentos oficiais por meio das experiências docentes. Temos por hipótese que o expert ao produzir um novo currículo ele produz saberes para o ensino e formação de professores. Para compreender essa produção num dado tempo histórico, vamos “ouvir” os personagens que tiveram participação na elaboração curricular. O artigo é um resultado parcial da tese. Buscamos com o artigo responder a seguinte questão: como as experiências docentes podem ser convertidas em um objeto de conhecimento? Esse será o saber profissional do professor que ensinou matemática na década de 1980. Como metodologia de pesquisa, utilizaremos a pesquisa documental e o levantamento de campo.

 

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Biografia do Autor

Gisele de Gouvêa, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-04-08

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Como Citar

GOUVÊA, G. de. AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES: um olhar para a Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/88. Acesso em: 7 maio. 2024.