HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DA REDE PÚBLICA: uma experiência no ensino da matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação matemática; Formação de professores; Desenvolvimento profissional

Resumo

Esse artigo trata de uma experiência vivenciada por professores do Grupo de História da Educação Matemática – GHEMAT – Brasil em parceira com Prefeituras Municipais e estadual de algumas cidades do Estado de Alagoas e Pernambuco, e do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UFAL - GPEM sobre o ensino da matemática. Focalizamos os profissionais que atuam na formação de professores do 5º e 6º ano, a fim de compreenderem a importância de construir novas experiências e conhecimentos quando assumem a posição de formadores. Os resultados apontam que esses formadores estabeleceram uma expertise em relação à interlocução deles com a docência com o qual trabalham com vistas ao desenvolvimento profissional tanto do professor que ensina matemática quanto ao próprio desenvolvimento profissional.

 

 

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Biografia do Autor

Edlene Cavalcanti Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela UFAL – AL. Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Brasil.

Mercedes Carvalho, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil.

Referências

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Publicado

2023-04-13

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Como Citar

CAVALCANTI SANTOS, E.; CARVALHO, M. HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PARA PROFESSORES FORMADORES DA REDE PÚBLICA: uma experiência no ensino da matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/219. Acesso em: 29 abr. 2024.