O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA): aventuras, insubordinações e imersões criativas possíveis

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Formação de professores, Ensino, Insubordinação Criativa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sandalo Pereira, UFMS

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Pós-Doutorado (2023-2024) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Diretora do Instituto de Matemática - INMA (2013-2021)., Docente do curso de Licenciatura em Matemática e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (2011-2013). Chefe do Departamento de Matemática da UFMS (2009-2010). Avaliadora CAPES de Projetos PIBID (2013 e 2020).e Residência Pedagógica (2020). Editora-Chefe do Periódico Perspectivas da Educação Matemática da UFMS (2010-2013).Revisora e membro do corpo editorial de inúmeros periódicos. Coordenadora do Projeto CNPq Estado da arte das pesquisas em educação Matemática que tratam da formação de professores produzidas nos Programas de Pós-Graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste no Brasil a partir de 2005 (2011-2013). Coordenadora do projeto em rede Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste, financiado pelo Programa Observatório da Educação - CAPES na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (Instituição sede) (2013-2016). Colaboradora do Projeto Universal CNPq Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática (2013-2016). Coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho Formação de Professores que ensinam Matemática (GT 7) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2015-2018). Membro do GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática da SBEM. Associada da Anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, do GHEMAT- Brasil - Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática e da AFIRSE Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação - Secção Brasileira. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação Matemática e Ensino de Ciências com base nos princípios do Materialismo Histórico Dialético e da Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente com Formação de Professores (formação inicial, formação continuada e desenvolvimento profissional) e na História da Educação Matemática.

Referências

CECHINEL, A. et al. Estudo/Análise Documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC, Criciúma, v. 5, n. 1, p. 1-7, jan./jun. 2016

D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015.

D'AMBROSIO, U. Insubordinação criativa na Educação Matemática: das disciplinas a transdisciplinaridade. In: D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Org.). Vertentes da subversão na produção cientifica em Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

D'AMBROSIO, U. A educação matemática e o estado do mundo: desafios. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA-CIBEM, 7, 2013, Montevideo (Uruguay): Palestra Magna.

GRANDO, R. C.; LOPES, C. E. Subversão responsável e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.

HUTCHINSON, S. A. Responsible subversion: A study of rule-bending among nurses. Scholarly Inquiry for Nursing Practice An International Journal, Nova York, v. 4, n. 1, p. 3-17, Primavera. 1990.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 6     PDF downloads: 12

Como Citar

OLIVEIRA, E. S. D.; PEREIRA, P. S. O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA): aventuras, insubordinações e imersões criativas possíveis. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–7, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/370. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores