O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A TECNOLOGIA: um olhar sobre os trabalhos orientados por Ubiratan D’Ambrosio

Autores

Palavras-chave:

Cultura Digital, Currículo Lattes, Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada IV do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU. Diretora da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da Universidade Federal de Uberlândia - DIEPAFRO/UFU. Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM/Regional Minas Gerais (2019-2021). Atuou como orientadora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Lueji A Nkonde - ULAN/Angola em parceria com a FEUSP (2019-2023). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática - GEPEm/FE-USP. Orienta projetos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-USP. Coordenou o projeto de pesquisa intitulado Etnomatemática, Modelagem Matemática e Formação de professores: possibilidades para a implementação da Lei 10639/03 no ensino de matemática, aprovado no edital Equidade racial na Educação Básica do CEERT, com financiamento do Itaú cultural e Fundação Tide Setúbal. Coordenou o sub-projeto multidisciplinar Matemática/Física do Pontal do PIBID/UFU. Atuou como membro da equipe do Programa de Licenciatura Internacional - PLI, junto à Universidade de Coimbra. Atuou como coordenadora do GT5- História da Matemática e cultura da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) nos triênios 2014-2016 e 2016/2018. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa e pós-doutorado no Programa do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FE-USP. Foi coordenadora do subprojeto Matemática-Pontal do PIBID/UFU (2016-2018). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Na vertente extensionista, desenvolveu vários projetos, tendo sido coordenadora da Área Relações Etnico-raciais do Projeto Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - MEC; participou como formadora do Projeto A Cor da Cultura III (2013-2014) promovido pela Fundação Roberto Marinho, TV Futura, SEPPIR, MEC e Petrobrás. Atuou como vice-coordenadora do curso de Formação Inicial em História e Cultura Africana e Afro-brasileira promovido pelo NEAB/UFU em parceria com a PROGRAD/UFU (2013), ministrando o módulo referente à Etnomatemática. Em uma perspectiva cultural, no campo da pesquisa, investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática, por meio da implementação das Leis 10638/03 e 11645/08 e as possibilidades de rompimento com o racismo científico que se estabelece em ideias eurocêntricas. Colaborou ainda, como docente do Curso de Especialização em Inclusão da diversidade no espaço escolar promovido pela Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2018. No ano de 2023 foi agraciada com a Moção de Aplauso pela Câmara Municipal de Uberlândia como reconhecimento pelas contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, F. M. SMIT, J. W. Organização da informação em sistemas eletrônicos abertos de Informação Científica & Tecnológica: análise da Plataforma Lattes. Perspectivas em Ciência da Informação, 14:77 – 98, 2009.

SOUZA, C. R. Programa Etnomatemática e a cultura digital. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, p. 298, 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 7

Como Citar

MUNIZ JUNIOR, R. D. O.; OLIVEIRA, C. C. D. O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A TECNOLOGIA: um olhar sobre os trabalhos orientados por Ubiratan D’Ambrosio. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–9, 2024. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/387. Acesso em: 15 maio. 2024.