“EXATA – MENTE – NEGRA”: mulheres negras ensinando através do Programa Etnomatemática em interface com os valores civilizatórios afro-brasileiros

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Mulheres Negras, Valores Civilizatórios Afro-brasileiros

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa da tese de doutorado, em andamento, intitulada com o mesmo nome do presente artigo. Estamos mapeando as produções em Etnomatemática realizadas por mulheres negras. Por meio do acervo coletado e selecionado a partir desse mapeamento, realizam-se estudos do conteúdo, numa ação coletiva docente, para a criação de atividades a serem desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental. A partir dessas ações, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Utilizando os valores civilizatórios afro-brasileiros como estratégia de ensino, quais contribuições podem ser geradas no ambiente escolar, por meio de práticas pedagógicas desenvolvidas a partir de produções em Etnomatemática realizadas por mulheres negras? Espera-se que o presente estudo gere um produto educacional que favoreça propostas e práticas pedagógicas que sirvam como instrumentos de construção de conhecimentos e habilidades e que os sujeitos se reconheçam como protagonistas dessa construção, considerando a diversidade, apresentando atividades que mostrem a importância do respeito a todos, individualmente.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa (ULisboa)/ Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-04-19

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Como Citar

SANTOS, A. P. dos; OLIVEIRA, C. C. de. “EXATA – MENTE – NEGRA”: mulheres negras ensinando através do Programa Etnomatemática em interface com os valores civilizatórios afro-brasileiros. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/243. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais