A FORMAÇÃO DOCENTE EM ALAGOAS CONFIGURADA NA MATEMÁTICA ESCOLAR PELA CULTURA REVISTAS DO ENSINO: focalizando a Revista Pedagogium Alagoano (1891 – 1892) e Revista do Ensino (1927)

Autores/as

Palabras clave:

Formação docente, Matemática escolar, Revista do Ensino Pedagogium Alagoano, (1891-1892), Revista do Ensino (1927)

Resumen

O presente artigo objetiva fazer uma reflexão sobre os saberes mobilizados na Revista do Ensino Pedagogium Alagoano (1891-1892) e o Plano de Ensino de Matemática publicado na Revista do Ensino (1927) que orientava os trabalhos docentes para o ensino, e de como e quando as questões das experiências dos saberes adquiridos pelos docentes em sua formação, contribuíam para atuação nas escolas. A pesquisa é de cunho histórico-documental, realizada a partir de cruzamentos de fontes, tais como impressos, Revistas do Ensino, e dos estudos sobre a história da educação em Alagoas. Foram consultados documentos nos Arquivos Públicos do Estado e na Biblioteca Pública de Alagoas, bem como Programas de Ensino encontrados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo revelou que, de um lado estão a matriz curricular, as disciplinas, de outro lado, estão às metodologias. Seu lugar privilegiado são as Escolas de Prática, as Escolas Modelo.

 

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Biografía del autor/a

Edlene Cavalcanti Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação pela UFAL – AL. Professora Adjunta 3 da Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Brasil.

Citas

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Publicado

2022-03-29

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Cómo citar

SANTOS, E. C. . A FORMAÇÃO DOCENTE EM ALAGOAS CONFIGURADA NA MATEMÁTICA ESCOLAR PELA CULTURA REVISTAS DO ENSINO: focalizando a Revista Pedagogium Alagoano (1891 – 1892) e Revista do Ensino (1927). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2022. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/150. Acesso em: 10 nov. 2024.