DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA

saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara

Autores/as

Palabras clave:

HIstória da Educação Matemática, Manoel Jairo Bezerra, Saberes Profissionais

Resumen

O artigo propõe caracterizar os saberes a ensinar e os saberes para ensinar no programa de ensino da disciplina “Didática Especial da Matemática”, que compõe a grade curricular de uma das modalidades do Curso de Formação de Professores para o Ensino Normal (CFPEN), “Didática da Matemática”, na edição de 1970. Este programa foi encontrado no arquivo do Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (CM-ISERJ). Trata-se de uma pesquisa fundamentada na História Cultural e o referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes a ensinar e saberes para ensinar. Os resultados preliminares obtidos permitem inferir que os saberes elementares matemáticos identificados na referida fonte possuem aderência com o ideário do Movimento da Matemática Moderna (MMM).

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Biografía del autor/a

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Educação Cientifica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Professor associado no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do GHEMAT-SC.

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Publicado

2021-05-02

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Cómo citar

DOMINGUES, J. M.; COSTA, D. A. da . DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA: saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/25. Acesso em: 31 oct. 2024.

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