CURVAS CÔNICAS

um tema relevante na formação matemática do ensino médio

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa histórica, Geometria Analítica, Produto Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal descrever o desenvolvimento da pesquisa que investiga, no âmbito da Geometria Analítica, as curvas cônicas numa perspectiva da história do ensino desse conteúdo. A metodologia fundamenta-se em estudos realizados no grupo de pesquisa GHEMAT-UFJF e, portanto, segue a vertente que compreende a História da Educação Matemática como uma especificidade da História da Educação. Por intermédio de uma investigação histórica a pesquisa pretende problematizar a importância do estudo das cônicas no Ensino Médio por meio de uma análise da trajetória desse conteúdo no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1930 e 1940. Além disso, propõe-se que o projeto também sirva como um importante diálogo entre o presente da Educação Matemática e a História da Educação Matemática por meio do desenvolvimento do Produto Educacional envolvendo propriedades refletoras das cônicas. Trazendo, assim, contribuições para a atualidade do ensino de curvas cônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Genevain Andrade, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG)

Referências

BELTRAME, J. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1837 – 1932. 2000. 267f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R. Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

JÚNIOR, J. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162247.

BORER, V. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R. e VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 173-199.

LORENZATO, Sérgio; FIORENTINI, Dario. O profissional em educação matemática. Texto adaptado pelos autores. Unicamp: Campinas, 2001. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat//files/2016/07/O_profissional_em_Educacao_Matematica-Erica2108.pdf.

MATOS, J. A introdução da geometria analítica no ensino secundário português – a contribuição de José Adelino Serrasqueiro. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora/MG, v. 3, n. 1, p. 5-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825.

MOREIRA, L. A Influência da Reforma Benjamin Constant no currículo de matemática do Colégio Pedro II. 2008. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciência Humanas, Programa de Pós-Graduação da PUC Rio, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35467.

RODRIGUES, W. Investigación sobre la historia del saber professional de los docentes que enseñan matemáticas: interrogatorios metodológicos. Revista Paradigma, Ribeirão Preto/MG, v. 41, p. 900-911, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p900-911.id827.

VALENTE, W. História da educação matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990

VALENTE, W. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal (UFRN), ano 8, n.12, p. 22-50, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 226     PDF downloads: 139

Como Citar

ANDRADE, L. G. CURVAS CÔNICAS: um tema relevante na formação matemática do ensino médio. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–20, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/45. Acesso em: 20 maio. 2024.