CURVAS CÔNICAS
um tema relevante na formação matemática do ensino médio
Palavras-chave:
Pesquisa histórica, Geometria Analítica, Produto EducacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo principal descrever o desenvolvimento da pesquisa que investiga, no âmbito da Geometria Analítica, as curvas cônicas numa perspectiva da história do ensino desse conteúdo. A metodologia fundamenta-se em estudos realizados no grupo de pesquisa GHEMAT-UFJF e, portanto, segue a vertente que compreende a História da Educação Matemática como uma especificidade da História da Educação. Por intermédio de uma investigação histórica a pesquisa pretende problematizar a importância do estudo das cônicas no Ensino Médio por meio de uma análise da trajetória desse conteúdo no ensino secundário brasileiro nas décadas de 1930 e 1940. Além disso, propõe-se que o projeto também sirva como um importante diálogo entre o presente da Educação Matemática e a História da Educação Matemática por meio do desenvolvimento do Produto Educacional envolvendo propriedades refletoras das cônicas. Trazendo, assim, contribuições para a atualidade do ensino de curvas cônicas.
Downloads
Referências
BELTRAME, J. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1837 – 1932. 2000. 267f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Departamento de Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R. Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
JÚNIOR, J. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise de livros didáticos utilizados entre a reforma Capanema e o MMM. 2013. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/162247.
BORER, V. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: HOFSTETTER, R. e VALENTE, W. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 173-199.
LORENZATO, Sérgio; FIORENTINI, Dario. O profissional em educação matemática. Texto adaptado pelos autores. Unicamp: Campinas, 2001. Disponível em: https://www2.ufjf.br/mestradoedumat//files/2016/07/O_profissional_em_Educacao_Matematica-Erica2108.pdf.
MATOS, J. A introdução da geometria analítica no ensino secundário português – a contribuição de José Adelino Serrasqueiro. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora/MG, v. 3, n. 1, p. 5-21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825.
MOREIRA, L. A Influência da Reforma Benjamin Constant no currículo de matemática do Colégio Pedro II. 2008. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciência Humanas, Programa de Pós-Graduação da PUC Rio, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35467.
RODRIGUES, W. Investigación sobre la historia del saber professional de los docentes que enseñan matemáticas: interrogatorios metodológicos. Revista Paradigma, Ribeirão Preto/MG, v. 41, p. 900-911, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2020.p900-911.id827.
VALENTE, W. História da educação matemática: interrogações metodológicas. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis/SC, v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990
VALENTE, W. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal (UFRN), ano 8, n.12, p. 22-50, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1215 PDF downloads: 161