DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI
uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870
Palavras-chave:
História da educação matemática, Livro Didático, História Cultural, Álgebra, Colégio Pedro IIResumo
Este artigo trata-se de um projeto que sistematiza caminhos de uma pesquisa que, sob a égide da história cultural, apresentará repostas acerca do questionamento: Que contribuições o livro “Elementos de Álgebra” de Ottoni trouxe para o ensino de álgebra no Colégio Pedro II? Esse questionamento se faz importante em virtude das edições desse livro terem sido utilizadas por longo tempo no colégio e também pelo fato de Ottoni ser crítico a obra antes utilizada, a de Bezout. O referencial teórico-metodológico adotado para fazer a análise desse livro didático foram as que tratam dos saberes profissionais, além disso, usou-se também os escritos de Michel D’ Certeau para abordar elementos da prática historiográfica. Busca-se com a pesquisa angariar evidências no que tange as contribuições dessa obra para a melhoria do ensino de álgebra, para isso, serão analisados os programas de ensino e os livros didáticos de Bezout e principalmente os de Ottoni.
Downloads
Referências
BELTRAME, J. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1827-1932. 2000. 259f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2000.
BORER V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: Hofstetter, R. e Valente, W.R. (Ed). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, 2017, p. 173-199.
BÚRIGO, E. Z. Revisitações do passado: contribuições da história cultural à crítica da pesquisa. Histemat – Revista de História da Educação Matemática, Rio Grande do Sul, n. 2, p. 56-76. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189566. Acesso em: 04 fev. 2021.
BURKE, P. O que é história cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CERTEAU, M. Operação Historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense– Universitária, 1982.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHARTIER, R. A “nova” História Cultural.. In: GARNICA, A. V. M. Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 11-18.
CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 1, p. 5-24, abr. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596/pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.
CLEMENTS, M. Past, present and future dimensions of mathematics education: Introduction to the Third International Handbook of Mathematics Education. In: CLEMENTS, M.; BISHOP, A., et al. (ed.). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, 2013. p.v-ix.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais, morfologia e história: raízes de um paradigma indiciário. Trad. Federico Carotti. Companhia das Letras, p.143-179, 1989.
GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. Capítulo 3. In: VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R. Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
HUNT, L. The new cultural history. London: Editor, 1989.
MATOS, J. M. História da educação matemática e educação matemática. In: SILVA, M. C. L.; PINTO, T. P. (Ed.). História da educação matemática e formação de professores: aproximações possíveis. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.19-51.
OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Elementos de profissionalidade em livros de Desenho Linear do século XIX. Zetetiké, Campinas, v. 27, p. 1-14, maio 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654266. Acesso em 04 fev. 2021.
OTTONI, C. B. 1983. Autobiografia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.
OTTONI, C.B. 1852. Elementos de álgebra. 1 ed. Rio de Janeiro: Nicolau Alves e Henrique Laemmert.
OTTONI, C.B. 1879 . Elementos de álgebra. 4 ed. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/762. Acesso em 04 fev. 2021.
OTTONI, C.B. 1893. Elementos de álgebra. 8 ed. Rio de Janeiro. Livraria Clássica de Alves & Comp.
VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. Revemat, Santa Catarina, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso em 04 fev. 2021.
VALENTE, W. R. Introdução. In: GARNICA, A. V. M. Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 11-18.
VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma, São Paulo, v. 39, n. Extra I , p. 190-201, jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544. Acesso em 04 fev. 2021.
VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil. 2. ed. São Paulo: Fapesp, 2002.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 112 PDF downloads: 142