DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI

uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870

Autores

Palavras-chave:

História da educação matemática, Livro Didático, História Cultural, Álgebra, Colégio Pedro II

Resumo

Este artigo trata-se de um projeto que sistematiza caminhos de uma pesquisa que, sob a égide da história cultural, apresentará repostas acerca do questionamento: Que contribuições o livro “Elementos de Álgebra” de Ottoni trouxe para o ensino de álgebra no Colégio Pedro II? Esse questionamento se faz importante em virtude das edições desse livro terem sido utilizadas por longo tempo no colégio e também pelo fato de Ottoni ser crítico a obra antes utilizada, a de Bezout. O referencial teórico-metodológico adotado para fazer a análise desse livro didático foram as que tratam dos saberes profissionais, além disso, usou-se também os escritos de Michel D’ Certeau para abordar elementos da prática historiográfica. Busca-se com a pesquisa angariar evidências no que tange as contribuições dessa obra para a melhoria do ensino de álgebra, para isso, serão analisados os programas de ensino e os livros didáticos de Bezout e principalmente os de Ottoni.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Botelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Educação Matemática na Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil

Referências

BELTRAME, J. Os programas de ensino de matemática do Colégio Pedro II: 1827-1932. 2000. 259f. Dissertação (Mestrado em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 2000.

BORER V. L. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores. In: Hofstetter, R. e Valente, W.R. (Ed). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, 2017, p. 173-199.

BÚRIGO, E. Z. Revisitações do passado: contribuições da história cultural à crítica da pesquisa. Histemat – Revista de História da Educação Matemática, Rio Grande do Sul, n. 2, p. 56-76. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189566. Acesso em: 04 fev. 2021.

BURKE, P. O que é história cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CERTEAU, M. Operação Historiográfica. In: A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense– Universitária, 1982.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Trad. Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHARTIER, R. A “nova” História Cultural.. In: GARNICA, A. V. M. Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 11-18.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 1, p. 5-24, abr. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30596/pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.

CLEMENTS, M. Past, present and future dimensions of mathematics education: Introduction to the Third International Handbook of Mathematics Education. In: CLEMENTS, M.; BISHOP, A., et al. (ed.). Third International Handbook of Mathematics Education. New York: Springer, 2013. p.v-ix.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais, morfologia e história: raízes de um paradigma indiciário. Trad. Federico Carotti. Companhia das Letras, p.143-179, 1989.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. Capítulo 3. In: VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R. Saberes em (trans)formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.

HUNT, L. The new cultural history. London: Editor, 1989.

MATOS, J. M. História da educação matemática e educação matemática. In: SILVA, M. C. L.; PINTO, T. P. (Ed.). História da educação matemática e formação de professores: aproximações possíveis. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p.19-51.

OLIVEIRA, Maria Cristina Araújo de. Elementos de profissionalidade em livros de Desenho Linear do século XIX. Zetetiké, Campinas, v. 27, p. 1-14, maio 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654266. Acesso em 04 fev. 2021.

OTTONI, C. B. 1983. Autobiografia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

OTTONI, C.B. 1852. Elementos de álgebra. 1 ed. Rio de Janeiro: Nicolau Alves e Henrique Laemmert.

OTTONI, C.B. 1879 . Elementos de álgebra. 4 ed. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/762. Acesso em 04 fev. 2021.

OTTONI, C.B. 1893. Elementos de álgebra. 8 ed. Rio de Janeiro. Livraria Clássica de Alves & Comp.

VALENTE, W. R. História da educação matemática: interrogações metodológicas. Revemat, Santa Catarina, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990. Acesso em 04 fev. 2021.

VALENTE, W. R. Introdução. In: GARNICA, A. V. M. Pesquisa em história da educação matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 11-18.

VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma, São Paulo, v. 39, n. Extra I , p. 190-201, jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189544. Acesso em 04 fev. 2021.

VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil. 2. ed. São Paulo: Fapesp, 2002.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 112     PDF downloads: 142

Como Citar

BOTELHO, V. DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI: uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/46. Acesso em: 21 nov. 2024.