OS ELEMENTOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

no sul do Mato Grosso Uno

Autores

Palavras-chave:

História cultural, Colégio Feminino, Cultura escolar

Resumo

Este artigo tem a finalidade em apresentar os resultados finais de pesquisa da Dissertação de Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), onde foi norteado pela problemática ‘Que trajetória histórica teve o ensino da Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo este um colégio para moças?’ Assim, refletimos nos processos de constituição da Matemática escolar, nos primeiros anos escolares no Colégio Feminino em Campo Grande no Sul do Mato Grosso Uno, entre os períodos de 1930 a 1970. Utilizamos os autores da história cultural tais como: De Certeau, Dominique Julia e André Chervel. Os resultados trouxeram informações que a Matemática ensinada no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora não tinha distinção de gênero, com aproximações com as normativas oficiais e também com propostas metodológicas similares ao Colégio Pedro II.

 

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Biografia do Autor

Luciani Coelho Guindo Mendes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Professora na Secretaria Municipal de Ensino (SEMED), Campo Grande, MS

Edilene Simões Costa Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora no Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2021-05-10

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Como Citar

MENDES, L. C. G.; SANTOS, E. S. C. . OS ELEMENTOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA : no sul do Mato Grosso Uno. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/79. Acesso em: 20 maio. 2024.