TEORIA DE VAN HIELE
os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental
Keywords:
Teoria de Van Hiele, Pensamento Geométrico, Ensino FundamentalAbstract
Este artigo tem como objetivo geral identificar os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele,nos quais situam-se os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da Cidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Buscando identificar se os alunos ao concluir a Ensino Fundamental, alcançaram o nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento aos conteúdos do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na teoria de Van Hiele (1957) que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem pelos quais o aluno passa para desenvolver o aprendizado geométrico. Como metodologia, aplicamos o teste elaborado pela equipe do Projeto Fundão. Devido a pandemia de COVID-19, aplicamos 80 testes presenciais e outros 42 foram realizados em seus domicílios, totalizando 122 testes. Como principais resultados encontramos que os estudantes, situam-se em sua grande maioria no nível de visualização.
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