TEORIA DE VAN HIELE

os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental

Autores/as

Palabras clave:

Teoria de Van Hiele, Pensamento Geométrico, Ensino Fundamental

Resumen

Este artigo tem como objetivo geral identificar os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele,nos quais situam-se os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da Cidade de São Paulo, São Paulo/Brasil. Buscando identificar se os alunos ao concluir a Ensino Fundamental,  alcançaram o nível de pensamento geométrico necessário para dar seguimento aos conteúdos do Ensino Médio. Para a realização desta pesquisa nos apoiamos na teoria de Van Hiele (1957) que trata dos 5 (cinco) níveis de aprendizagem pelos quais o aluno passa para desenvolver o aprendizado geométrico. Como metodologia, aplicamos o teste elaborado pela equipe do Projeto Fundão. Devido a pandemia de COVID-19, aplicamos 80 testes presenciais e outros 42 foram realizados em seus domicílios, totalizando 122 testes. Como principais resultados encontramos que os estudantes, situam-se em sua grande maioria no nível de visualização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Talita Freitas dos Santos Mazzini, Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Mestranda em Ensino de Matemática e Ciências. Graduanda em Matemática pela Instituição UNIABC. Professor na SEDUC, São Paulo, Brasil

Marcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor em Ensino de Matemática e Ciências pela Instituição UNICSUL. Professor na Instituição UNICSUL, São Paulo, São Paulo, Brasil

Citas

ANDRADE, J. A.; NACARATO, A. M. Tendências didaticopedagógicas no Ensino de Geometria:Um olhar sobre os trabalhos apresentados nos ENEMs. Educação Matemática em Revista. Recife, PE, v. 11, n. 17, p. 61–70, 2004.

ARAUJO, W. R. O Ensino do conceito de área no sexto ano do ensino fundamental: uma proposta didática fundamentada na teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Alagoas, 2012.

BRAGA, E. R.; DORNELES, B. V. Análise do desenvolvimento do pensamento geométrico no ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 2, p. 273 -289, 2011.

CROWLEY, M. L. Aprendendo e Ensinando Geometria. São Paulo, SP: Atual, 1996.

DAMBRÓSIO, U. Educação Matemática da teoria à prática. 16. ed. SP: Papirus, 2008.

HIELE, P. M. V. Structure and insight: a theory of mathematics education. Nova York: Academic Press, 1986.

JAIME, A.; GUTIERREZ, A. Una propuesta de fundamentación para la enseñanza de la geometria: El modelo de van Hiele. [S.l.]: S. Llinares and M. V. Sánchez, 1990.

KALEFF, A. M. et al. Desenvolvimento do pensamento geométrico: Modelo de van Hiele. Bolema, v. 10, p. 21–30, 1994.

NASSER, L.; LOPES, M. L. M. L. Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 1996.

NASSER, L.; SANTANNA, N. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, 1997.

NASSER, L.; SANT'ANNA, N. F. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. 2. ed. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2010.

OLIVEIRA, M.C.E. Ressignificando conceitos de Geometria Plana a partir dos estudos dos sólidos geométricos. 2012. 279 f. Tese (Mestrado em Ensino de Matemática)—Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Revista Zetetiké, v. 1, n. 1, p. 7–17, 1993.

SAMPAIO, F. F.; ALVES, G. de S. O modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele e possíveis contribuições da geometria dinâmica. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, n. 5, p. 69–76, 2010.

SANTOS, J.M.S.R. A teoria de Van Hiele no estudo de áreas de polígonos e poliedros.2015. 109 f. Tese (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2015.

VILLIERS, M. Algumas reflexões sobre a teoria de van Hiele. Educacao Matemática Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 400–431, 2010.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2021-05-08

Métricas


Visualizações do artigo: 500     PDF (Português (Brasil)) downloads: 649

Cómo citar

MAZZINI, T. F. dos S. .; SANTOS, M. E. K. L. dos . TEORIA DE VAN HIELE: os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/55. Acesso em: 16 may. 2024.