O SABER ARITMÉTICO NA REVISTA DO ENSINO
uma ótica inicial
Palabras clave:
Saberes aritméticos, Experts, Revista do EnsinoResumen
O objetivo do texto visa apresentar os primeiros indícios sobre os saberes aritméticos presentes na Revista do Ensino de Minas Gerais entre os anos de 1925 e 1932. O referencial teórico-metodológico se respalda na História Cultural representada por Chartier (2002; 2006), nas discussões sobre os saberes profissionais apresentados por Hofstetter e Schneuwly (2017) e nos experts em educação por Hofstetter et al. (2017). O texto apresenta uma revisão bibliográfica de teses e dissertações sobre as revistas pedagógicas brasileiras; do termo expert; e dos saberes aritméticos. Por fim, foi possível identificar 84-artigos que abordam contribuições para o ensino de aritmética. Uma percepção inicial sobre estas produções fazem alusão a configuração das propostas educacionais na Revista do Ensino. Por um lado, existem artigos com espaços próprios, sem estarem ligados a alguma seção do periódico, e por outro, há produções que se apresentam em sessões como “O Centro de Interesse” e “Nossos Concursos”.
Descargas
Citas
BICCAS, M. S. O impresso como estratégia de formação: Revista do Ensino de Minas Gerais (1925-1940). Belo Horizonte: Argumentum, 2008.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 2002.
CHARTIER, R. A “nova” História Cultural. In: GARNICA, A. V. M. (org.). Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade. São Paulo: Livraria da Física, 2016. p. 19-36.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf?forcedownload=1>. Acesso em: 11 fev. 2021.
CONCEIÇÃO. G. L. Experts em educação: circulação e sistematização de saberes geométricos para a formação de professores (Rio de Janeiro, final do século XIX). 2018. 145 p. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201374>. Acesso em: 26 fev. 2021.
COSTA, D. A.; VALENTE, W. R. O Repositório de Conteúdo Digital nas pesquisas de história da educação matemática. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 96–110, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160925>. Acesso em: 22 fev. 2021.
DE CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. Valente (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e Formação de Professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In: VALENTE, W. R. (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: Saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 17-62.
HOFSTETTER, R. et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação – A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 55-112.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749>. Acesso em: 11 fev. 2021.
LEMOS, A. C. M. A Pulsão do Saber do Expert. 2010. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: <https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/631>. Acesso em: 05 mar. 2021.
LUCA, T. R. Fontes Impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Editora Contexto, 2008. p. 111-153.
RIBEIRO, O. L. C. Criatividade na Expertise: implicações para processos de aprendizagem de alto nível. 2016. 389 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3621639>. Acesso em: 05 mar. 2021.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, Florianópolis, SC, v. 2, n. 1, p.28-49, 2007. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990>. Acesso em: 22 fev. 2021.
VEYNE, P. Como se escreve a história. 4. ed. Brasília: Editora UNB, 1998.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 111 PDF (Português (Brasil)) downloads: 77