ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: uma abordagem na história do saber profissional docente
Palavras-chave:
Saber profissional, Ensino, Prática docenteDownloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de et al. O trabalho docente do professor formador no contexto atual das reformas e das mudanças no mundo contemporâneo. R. Bras. Est. Pedag, p. 122-143, 2010.
BERTINI, Luciane de Fátima. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores / Luciane de Fátima Bertini, Rosilda dos santos Morais, Wagner Rodrigues Valente. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
CARDANO, MARIO. Um manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 2017. 376 páginas.
GROTTI, Rogerio. O Cálculo Diferencial e Integral para ensinar: a Matemática para a licenciatura em Matemática. 2019. 180 páginas. Tese (Doutorado de Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de LS Shulman. Educação, p. 33-50, 2004.
NUNES, CÉLIA; FERNANDES, MARIA. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. educação & Sociedade, v. 22, p. 27-42, 2001.
Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores / Rita Hofstetter, Wagner Rodrigues Valente (organizadores); prefácio de Antônio Nóvoa. - 1. ed. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. - (Coleção Contextos da Ciência)
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista brasileira de Educação, n. 13, p. 05-24, 2000.
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Revista BOEM, Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 10–24, 2022. DOI: 10.5965/2357724X10192022010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698. Acesso em: 28 fev. 2024.
VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina Matemática: o futuro do passado. Revista Paradigma. Vol. XXXIX.Pág.190-20, junho de 2018.
VALENTE, W. R. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), Vol. XLI, pág. 900 – 911, junho de 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 66 PDF downloads: 41