UM ENSINO PARA MENINAS: pesquisa sobre o ensino de Nísia Floresta no Collegio Augusto no tempo do império
Palavras-chave:
História da educação matemática, matemática para meninas, impérioDownloads
Referências
AUGUSTA, B. Opúsculo Humanitario. Rio de Janeiro: Typographia de M. A. Silva Lima, 1853.
BOURDIEU, P. Science de la Science et réflexivité. Paris: Raisons D’Agir Éditions, 2001.
BOURDONCLE, R. Professionnalisation, formes et dispositifs. In: Marguerite Altet & Raymond Bourdoncle. Recherche & Formation, 35, p. 117-132, 2000.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 2002.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, 2, p. 177-229, 1990.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 1, p. 9-38, 2001.
MENDONÇA, A.; MARTINS, L. Nísia Floresta e o Pioneirismo “Invisível” do Feminismo Brasileiro. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 821-838 mai-ago/2021.
ALMANAK ADMINISTRATIVO, MERCANTIL E INDUSTRIAL DO RIO DE JANEIRO. Organizado e Redigido por Eduardo Laemmert, 7. ed. Rio de Janeiro: Casa dos Editores Proprietários, 1850. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=313394x&pagfis=3403. Acessado em: 14/05/2023.
MORAIS, R. S. et al. A matemática do ensino de frações: do século XIX à BNCC. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.
PINTO, D. G. Discurso que às suas educandas dirigiu Nísia Floresta. Rio de Janeiro, RJ: Tipografia Imparcial de Francisco de Paula Brito, 1847.
O MERCANTIL. 17. ed. Província de Minas: Rua da Quitanda, No 13, 17 de janeiro de 1847. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/docreader/DocReader.aspx?bib=228133&pagfis=3467 Acessado em: 03/03/2024.
ROSA, G. R. Transgressão e moralidade na formação de uma “matrona esclarecida”: contradições na Filosofia de Educação nisiana. (Tese em Educação). Universidade Vale do Rio Sinos. São Leopoldo, RS, 2012.
SILVA, E. M. Mulheres, emancipai-vos! Um estudo sobre o pensamento pedagógico feminista de Nísia Floresta. (Dissertação em Educação Contemporânea). Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, 2014.
VALENTE, W. R. História e cultura em educação matemática: a produção da matemática do ensino. REMATEC, [S. l.], 15(36), p. 164–174, 2020.
VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F. Sobre a matemática do ensino como objeto teórico de pesquisa. In Wagner Rodrigues Valente e Luciane de Fatima Bertini (Org.). A matemática do ensino: por uma história do saber profissional, 1870-1960 (pp. 19-30, 1 ed.). São Paulo: UNIFESP, 2022.
VALENTE, W. R.; HOFSTETTER, R.(Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 35 PDF downloads: 27