ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais para a inserção da tecnologia nas aulas de matemática
Palavras-chave:
Arquivo Pessoal, APUA, Educação Matemática, Educação TecnológicaDownloads
Referências
Bellotto, H. L. (2004). Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Ver e ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV.
D’Ambrosio, U (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas.
D’Ambrosio, U (2002). . Educação matemática, tecnologia e sociedade. Conferência no VII EPREM, Foz do Iguaçu. Disponível em < http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/palestras/palestra_de_abertura.pdf> Acesso em: 08 de jan de 2023.
Faria Filho, L. M. et al. (1998). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Prado, R. C. (2003) Do engenheiro ao licenciado: os concursos à cátedra do Colégio Pedro II e as modificações do saber do professor de matemática do ensino secundário. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Prado, R. C. (2018). As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado. Tese de Doutorado em Educação para Ciência. Bauru: Universidade Estadual Paulista.
Valente, W. R. (2001): História da Educação Matemática no Brasil, 1920 – 1960. Projeto de Pesquisa. São Paulo: PUC – FAPESP.
Valente, W. R. (2007). Ubiratan D’Ambrosio – conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq.
Valente, W. R. (2020). Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: Valente, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial. p. 187-210.
Valente, W. R. (Org.) (2004). Euclides Roxo e a Modernização do Ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.
Valente, W. R. (2023). O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, 277–296.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 109 PDF downloads: 41