ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais para a inserção da tecnologia nas aulas de matemática

Autores

Palavras-chave:

Arquivo Pessoal, APUA, Educação Matemática, Educação Tecnológica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeiry de Castro Prado, Fatec Ourinhos/Unifesp

 

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP). Professora da Faculdade de tecnologia do estado de São Paulo (FATEC), Ourinhos, São Paulo, Brasil

Wagner Rodrigues Valente, Unifesp

graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/INRP-Paris (1997). Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Coordenador Científico do I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (2012). Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor da Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - RIPEM (2011-2013). Coeditor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2013-2016). Co-organizador das Jornadas de Estudos - L´Enseignement des mathématiques à l´école primaire en France et au Brésil - Univ. Paris SUD, Centre Scientifique d´Orsay (junho 2013). Co-presidente do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Matemática (2015-2019). Editor da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Referências

Bellotto, H. L. (2004). Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. Ver e ampl. Rio de Janeiro: Ed. FGV.

D’Ambrosio, U (1986). Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus; Campinas: Ed. da Universidade Estadual de Campinas.

D’Ambrosio, U (2002). . Educação matemática, tecnologia e sociedade. Conferência no VII EPREM, Foz do Iguaçu. Disponível em < http://www.sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremvii/palestras/palestra_de_abertura.pdf> Acesso em: 08 de jan de 2023.

Faria Filho, L. M. et al. (1998). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Prado, R. C. (2003) Do engenheiro ao licenciado: os concursos à cátedra do Colégio Pedro II e as modificações do saber do professor de matemática do ensino secundário. 2003. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Prado, R. C. (2018). As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo: um histórico da instituição e aspectos relativos ao ensino de Matemática nela praticado. Tese de Doutorado em Educação para Ciência. Bauru: Universidade Estadual Paulista.

Valente, W. R. (2001): História da Educação Matemática no Brasil, 1920 – 1960. Projeto de Pesquisa. São Paulo: PUC – FAPESP.

Valente, W. R. (2007). Ubiratan D’Ambrosio – conversas, memórias, vida acadêmica, etnomatemática, história da matemática, inventário sumário do arquivo pessoal. São Paulo: Annablume/CNPq.

Valente, W. R. (2020). Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: Valente, Wagner Rodrigues (Org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: L F Editorial. p. 187-210.

Valente, W. R. (Org.) (2004). Euclides Roxo e a Modernização do Ensino de Matemática no Brasil. Brasília: Editora da Universidade de Brasília.

Valente, W. R. (2023). O Centro de Documentação do GHEMAT-Brasil como laboratório para pesquisas: APUA – Arquivo Pessoal Ubiratan D’Ambrosio e sua correspondência epistolar. PARADIGMA, 277–296.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 109     PDF downloads: 41

Como Citar

DE CASTRO PRADO, R.; RODRIGUES VALENTE, W. ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais para a inserção da tecnologia nas aulas de matemática: . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/350. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores