UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA

Autores

  • Francisca Maria Neves Lopes francisca.neves@discente.ufma.br
  • Waléria de Jesus Barbosa Soares walleriajotabes@gmail.com
    Universidade Estadual do Maranhão- UEMA https://orcid.org/0000-0002-6022-9670

Palavras-chave:

Matemática, Gênero, Ensino

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Biografia do Autor

Waléria de Jesus Barbosa Soares, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017), com Doutorado Sanduíche realizado na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto-Portugal (2015), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialista em Psicologia e Coaching pela Faculdade Metropolitana-SP (2020), Especialista em Gestão Escolar pelo IBMEC-RJ (2014), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho-SP (2014), Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE (2004), Pedagoga pela Universidade de Franca-SP (2017), Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (2013), Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil-GHEMAT e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEM-UFMA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Professora do Mestrado Profmat- UEMA. Professora colaboradora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática UFMA. Diretora-geral da Regional do Maranhão da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM-MA(2021-2024). 

Referências

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Publicado

2024-04-19

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Como Citar

LOPES , F. M. N.; BARBOSA SOARES, W. de J. UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–5, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/381. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores