UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Gênero, Ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maria Neves Lopes , UFMA

 

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Waléria de Jesus Barbosa Soares, Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2017), com Doutorado Sanduíche realizado na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto-Portugal (2015), Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialista em Psicologia e Coaching pela Faculdade Metropolitana-SP (2020), Especialista em Gestão Escolar pelo IBMEC-RJ (2014), Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho-SP (2014), Especialista em Ensino da Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE (2004), Pedagoga pela Universidade de Franca-SP (2017), Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão (2013), Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil-GHEMAT e o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática - GPEM-UFMA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão. Professora do Mestrado Profmat- UEMA. Professora colaboradora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática UFMA. Diretora-geral da Regional do Maranhão da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM-MA(2021-2024). 

Referências

BLOCH, M. Apologia da história: ou ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BURKE, P. A escrita da história. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

CELLARD, A. A análise documental. In: J. Poupart. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In _____. Mitos, Emblemas e Sinais. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

RODRIGUES. M. J. L. Educação Feminina no Recolhimento do Maranhão: o redefinir de uma Instituição. São Luís: Café & Lápis; EDUFMA; FAPEMA, 2012.

SAD, L. A.; SILVA, C. M. S. Reflexões teórico-metodológicas para investigações em História da Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 30, 2008. p. 27-46.

SOARES, W. J. B. S. XIX - uma história, uma cidade e os primórdios da matemática escolar. Curitiba: Appris, 2018.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Métricas


Visualizações do artigo: 44     PDF downloads: 23

Como Citar

LOPES , F. M. N.; BARBOSA SOARES, W. de J. UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–5, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/381. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores