UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA
Palavras-chave:
Matemática, Gênero, EnsinoDownloads
Referências
BLOCH, M. Apologia da história: ou ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BURKE, P. A escrita da história. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
CELLARD, A. A análise documental. In: J. Poupart. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2007.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In _____. Mitos, Emblemas e Sinais. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
RODRIGUES. M. J. L. Educação Feminina no Recolhimento do Maranhão: o redefinir de uma Instituição. São Luís: Café & Lápis; EDUFMA; FAPEMA, 2012.
SAD, L. A.; SILVA, C. M. S. Reflexões teórico-metodológicas para investigações em História da Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 21, nº 30, 2008. p. 27-46.
SOARES, W. J. B. S. XIX - uma história, uma cidade e os primórdios da matemática escolar. Curitiba: Appris, 2018.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 44 PDF downloads: 23