A APRENDIZAGEM INVENTIVA COMO RESULTADO DA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Aprendizagem inventiva, Educação Matemática

Resumo

Tal pesquisa tem por objetivo estabelecer como se constitui a robótica educacional enquanto componente curricular do ensino fundamental II da Escola SESI de Araguaína – TO, buscando estabelecer sua composição a partir da teoria da aprendizagem inventiva de Virgínia Kastrup. Trata-se de uma investigação qualitativa, na forma de um Estudo de Caso, pois, além de uma descrição ampla e “profunda”, se pretende encontrar as principais características que tornam a disciplina única, além da sua estruturação enquanto disciplina. Os sujeitos da pesquisa serão alunos regularmente matriculados na referida escola, além de mais dois professores. Para o levantamento de dados, pretende-se analisar documentos oficiais, fazer uso de questionários e entrevistas, além da produção dos sujeitos. Espera-se que esta pesquisa apresente resultados de uma aprendizagem inventiva, visto que se anseia que os sujeitos tenham autonomia para formular enunciados e não apenas resolvê-los, uma vez que o invento está diretamente relacionado à robótica educacional.

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Biografia do Autor

Ulisses Queiroz Parreira, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professor na Escola SESI em Araguaína, Tocantins, Brasil

Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor do colegiado de Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Brasil

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Publicado

2021-05-03

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Como Citar

PARREIRA, U. Q. .; ALVES, D. B. . A APRENDIZAGEM INVENTIVA COMO RESULTADO DA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/48. Acesso em: 21 nov. 2024.