A APRENDIZAGEM INVENTIVA COMO RESULTADO DA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
Palabras clave:
Robótica Educacional, Aprendizagem inventiva, Educação MatemáticaResumen
Tal pesquisa tem por objetivo estabelecer como se constitui a robótica educacional enquanto componente curricular do ensino fundamental II da Escola SESI de Araguaína – TO, buscando estabelecer sua composição a partir da teoria da aprendizagem inventiva de Virgínia Kastrup. Trata-se de uma investigação qualitativa, na forma de um Estudo de Caso, pois, além de uma descrição ampla e “profunda”, se pretende encontrar as principais características que tornam a disciplina única, além da sua estruturação enquanto disciplina. Os sujeitos da pesquisa serão alunos regularmente matriculados na referida escola, além de mais dois professores. Para o levantamento de dados, pretende-se analisar documentos oficiais, fazer uso de questionários e entrevistas, além da produção dos sujeitos. Espera-se que esta pesquisa apresente resultados de uma aprendizagem inventiva, visto que se anseia que os sujeitos tenham autonomia para formular enunciados e não apenas resolvê-los, uma vez que o invento está diretamente relacionado à robótica educacional.
Descargas
Citas
ALVES, Deive Barbosa et al. A produção de modelos matemáticos a partir da robótica educacional no contexto do ensino médio. Proceeding Series Of The Brazilian Society Of Computational And Applied Mathematics, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 1-7, 20 fev. 2020. Fluxo Contínuo. SBMAC. http://dx.doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0341. Disponível em: https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/2996. Acesso em: 12 out. 2020.
AZEVEDO, Carlos Eduardo Franco et al. A Estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Anais... Brasília, p. 1-16. nov. 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnEPQ5.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.
BARBOSA, Fernando da Costa et al. Mapeamento das pesquisas sobre robótica educacional no ensino fundamental. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 331-352, 26 dez. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais - Pro-Reitoria de Pesquisa. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.11.3.331-352. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/14347. Acesso em: 7 mar. 2020.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Kanopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Editora: Porto Editora. Porto Codex – Portugal, 1994 Tradução de: Qualltative Research for Educatlon.
CURCIO, Christina Paula de Camargo. Proposta de método de robótica educacional de baixo custo. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Tecnologia (Prodetec), Instituto de Tecnologia Para O Desenvolvimento (Lactec), Curitiba, 2008. Disponível em: http://sistemas.institutoslactec.org.br/mestrado/dissertacoes/arquivos/christinacurcio.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.
FUZA, Ângela Francine et al. Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 1-26, 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782019250009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100207. Acesso em: 5 set. 2020.
KASTRUP, Virgínia et al. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015. 295 p.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem inventiva. Porto Alegre: Sulina, 2010. 207 p. (Entrevista por Juliano Reis Silveira. Edição Fábio Purper Machado. In: PASSOS, Eduardo. KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade).
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 256 p.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 7-16, dez. 2004. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822004000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3. Acesso em: 5 abr. 2020.
KASTRUP, Virgínia. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 69-89, jun. 2007. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/ view/261. Acesso em: 6 set. 2020.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jun. 2001. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722001000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-73722001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 27 out. 2020
KASTRUP, Virgínia. O devir-criança e a cognição contemporânea. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 373-382, 19 jan. 2000. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79722000000300006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a06.pdf. Acesso em: 5 set. 2020.
MASSARO, Leonardo. Cibernética: ciência e técnica. 2010. 213 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/278736. Acesso em: 25 ago. 2020.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 211 p. Tradução de: Sandra Costa.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.
SILVA, Marcos Roberto da. Experiência com robótica educacional no estágio-docência: uma perspectiva inventiva para formação inicial dos professores de matemática. 2020. 225 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29034/1/Experiencia RoboticaEducacional.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.
YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. Tradução de: Cristhian Matheus Herrera.
ZILLI, Silvana do Rocio. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930. Acesso em: 5 set. 2020.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 806 PDF (Português (Brasil)) downloads: 257