PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM SABER A SER ENSINADO NO PROGRAMA “EM EXPERIÊNCIA"

Alda Lodi, Minas Gerais, 1941

Autores

Palavras-chave:

Alda Lodi, História da educação matemática, Ensino de Problemas

Resumo

Em 1941, a Secretaria de Educação de Minas Gerais publicou um programa que se intitulava “em experiência”. Voltado para o ensino primário, o programa de Aritmética e Geometria é de autoria de Alda Lodi, especialista em Metodologia da Aritmética pelo Teachers College da Universidade de Columbia, que ocupava a cadeira desta mesma disciplina na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Neste trabalho, nosso objetivo é o de analisar as recomendações de Alda Lodi para o ensino de problemas matemáticos, suas finalidades e as noções que fundamentavam as afirmações presentes neste programa. Esta análise parte de um projeto que considera a análise dos trabalhos produzidos por Lodi durante sua trajetória profissional como elemento importante para sua classificação de expert em educação. Também procura estabelecer os elementos de uma matemática a e para ensinar que contribuíram para a constituição dos saberes profissionais do professor que ensina matemática no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Santos Matos Rocha, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em História pela Fundação Fiocruz. Pesquisadora do GHEMAT-Brasil, Osasco, São Paulo, Brasil

Referências

A autora não submeteu o texto completo nos ANAIS.

Downloads

Publicado

2021-05-02

Métricas


Visualizações do artigo: 65     PDF downloads: 48

Como Citar

ROCHA, A. C. S. M. . PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM SABER A SER ENSINADO NO PROGRAMA “EM EXPERIÊNCIA": Alda Lodi, Minas Gerais, 1941. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/56. Acesso em: 21 maio. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)