O “SEGUIR REGRAS” DE WITTGENSTEIN

uma análise a partir da construção gráfica de funções afim

Autores

Palavras-chave:

Wittgenstein, Construção Gráfica, Função Afim

Resumo

Analisaremos as construções gráficas de funções afim para mostrar a relevância de seguir regras em matemática, no sentido proposto por Wittgenstein (2017). O tema emergiu no ensino de função: Quais as causas dos erros na construção gráfica de uma função? O pressuposto teórico escolhido é a ideia de seguir regras que aparece na obra Investigações Filosóficas escrita por Wittgenstein. Com o objetivo de entender o processo de aprendizagem sobre as construções gráficas, optamos pela pesquisa qualitativa. Verificamos os gráficos elaboradas por discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados iniciais apontaram que a norma matemática “dados dois pontos distintos, existe uma única reta que os contém” é essencial, contudo, apesar de entenderem a necessidade de obtenção de dois pontos, os alunos não sabem como encontrá-los, sendo necessário “mostrar as regras” para predispor o aluno a ver a reta em um eixo cartesiano como o gráfico de uma função afim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Lopes de Miranda, Universidade Federal do Pará

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), Ananindeua, Pará, Brasil

Referências

DUMMETT, M. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics. The Philosophical Review, Vol. 68, No. 3 (Jul., 1959), pp. 324-348. Duke University.URL: http://www.jstor.org/stable/2182566. Acesso em: 06/02/2021.

FOSSA, J. O ensino do conceito de variável. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2012.

GOTTSCAHLK, Cristiane. A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, Série 3, v. 14, n. 2, pp. 305 – 334, jul. – dez. 2004.

GUERRA, C.B. A Percepção visual em Wittgenstein e a Teoria dos Aspectos. Linc em Revista, v. 6 n. 2 (2010): Linguagem, informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas.

HEBECHE,L. A filosofia sub specie grammaticae: Curso sobre Wittgenstein. Editora da UFSC, 2016.

JOURDAN, C. “Seguir Regras” em Wittgenstein: críticas ao mentalismo e ao comunitarismo. Abstracta 1: 2, pp. 207-220, 2005.

LOCKE, J. (1690). “Ensaio acerca do entendimento humano”. Trad.Anoar Aiex. In: LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. Segundo tratado sobre o governo. Trad. De Anoar Aiex e E.Jacy Monteiro. 5ª Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção “Os Pensadores”)

SILVA, P.V; SILVEIRA, M.R.A. O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da Matemática: um ensaio. BoEM, Joinville, v.2. n.3, p. 17-34, ago./dez. 2014.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora da Unicamp – Trad. João José R. L. de Almeida, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-24

Métricas


Visualizações do artigo: 120     PDF downloads: 69

Como Citar

MIRANDA, T. L. de. O “SEGUIR REGRAS” DE WITTGENSTEIN: uma análise a partir da construção gráfica de funções afim. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–21, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/67. Acesso em: 20 maio. 2024.