O “SEGUIR REGRAS” DE WITTGENSTEIN
uma análise a partir da construção gráfica de funções afim
Keywords:
Wittgenstein, Construção Gráfica, Função AfimAbstract
Analisaremos as construções gráficas de funções afim para mostrar a relevância de seguir regras em matemática, no sentido proposto por Wittgenstein (2017). O tema emergiu no ensino de função: Quais as causas dos erros na construção gráfica de uma função? O pressuposto teórico escolhido é a ideia de seguir regras que aparece na obra Investigações Filosóficas escrita por Wittgenstein. Com o objetivo de entender o processo de aprendizagem sobre as construções gráficas, optamos pela pesquisa qualitativa. Verificamos os gráficos elaboradas por discentes do 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados iniciais apontaram que a norma matemática “dados dois pontos distintos, existe uma única reta que os contém” é essencial, contudo, apesar de entenderem a necessidade de obtenção de dois pontos, os alunos não sabem como encontrá-los, sendo necessário “mostrar as regras” para predispor o aluno a ver a reta em um eixo cartesiano como o gráfico de uma função afim.
Downloads
References
DUMMETT, M. Wittgenstein's Philosophy of Mathematics. The Philosophical Review, Vol. 68, No. 3 (Jul., 1959), pp. 324-348. Duke University.URL: http://www.jstor.org/stable/2182566. Acesso em: 06/02/2021.
FOSSA, J. O ensino do conceito de variável. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2012.
GOTTSCAHLK, Cristiane. A Natureza do Conhecimento Matemático sob a Perspectiva de Wittgenstein: algumas implicações educacionais. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Campinas, Série 3, v. 14, n. 2, pp. 305 – 334, jul. – dez. 2004.
GUERRA, C.B. A Percepção visual em Wittgenstein e a Teoria dos Aspectos. Linc em Revista, v. 6 n. 2 (2010): Linguagem, informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas.
HEBECHE,L. A filosofia sub specie grammaticae: Curso sobre Wittgenstein. Editora da UFSC, 2016.
JOURDAN, C. “Seguir Regras” em Wittgenstein: críticas ao mentalismo e ao comunitarismo. Abstracta 1: 2, pp. 207-220, 2005.
LOCKE, J. (1690). “Ensaio acerca do entendimento humano”. Trad.Anoar Aiex. In: LOCKE, J. Ensaio acerca do entendimento humano. Segundo tratado sobre o governo. Trad. De Anoar Aiex e E.Jacy Monteiro. 5ª Ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleção “Os Pensadores”)
SILVA, P.V; SILVEIRA, M.R.A. O ver-como wittgensteiniano e suas implicações para a aprendizagem da Matemática: um ensaio. BoEM, Joinville, v.2. n.3, p. 17-34, ago./dez. 2014.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. São Paulo: Editora da Unicamp – Trad. João José R. L. de Almeida, 2017.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 138 PDF (Português (Brasil)) downloads: 81