O CEFAM e a proposta de uma nova matemática profissional: São Paulo, 1988
Palavras-chave:
Saber Profissional Docente, CEFAM, Formação de ProfessoresResumo
O presente trabalho apresenta resultado parcial de uma pesquisa de doutorado em andamento. Sendo assim, o objetivo deste texto foi de apresentar uma primeira análise das orientações para o ensino de Geometria para a formação de professores das séries iniciais contida na “Proposta Curricular de Matemática para o CEFAM e a Habilitação Específica para o Magistério” em termos de uma matemática profissional. Para tanto, apresentamos inicialmente o que foi o Projeto CEFAM por meio da seleção de dois trabalhos de uma revisão bibliográfica que realizamos e em seguida, a partir de Hofstetter e Schneuwly (2017), concluímos a Geometria apresentada vai além da explanação de um objeto, consiste sobretudo em uma Geometria articulada com aqueles saberes próprios e específicos do profissional da educação, do professor que ensinaria matemática, sendo assim, uma geometria profissional, em que o objeto e a ferramenta se entrelaçam, se moldam, se transformam.
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