O Canto da Matemática do Mensageiro Rural e o ensino de Aritmética para professores rurais no ano de 1953
Palavras-chave:
Mensageiro Rural, Helena Antipoff, Ensino de AritméticaResumo
O Ensino de Aritmética no Mensageiro Rural (MR) sob a ótica de Helena Antipoff é o tema central dessa pesquisa, a partir de fontes primárias, cujo problema norteador é: “Quais perspectivas de Ensino de Aritmética são adotadas e difundidas por Helena Antipoff através do Mensageiro Rural”? E como objetivo analisar na esfera da educação matemática, a partir do Mensageiro Rural quais representações emergem da metodologia proposta por Helena Antipoff para o Ensino de Aritmética advindas da coluna o “Canto da Matemática”. A metodologia adotada é qualitativa e está pautada por discussões acerca das relações humanas, sociais, do tipo documental. Na busca por saberes aritméticos foi possível perceber, na coluna “O Canto da Matemática”, uma proposta de ensino utilizando espigas de milho, com noções de quantidade e paridade, sistema numérico decimal e a noção concreta de números primos. Para concluir, o MR foi fundamental para que o Ensino de Aritmética, na perspectiva Antipofiana, associando o cotidiano do aluno ao ensino, fosse levado a cabo nas Escolas Rurais de Minas Gerais.
Downloads
Referências
ALTERI, Júlio. Uma Análise da Obra de Roger Chartier Sobre a História da Leitura. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Vitória. 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sudeste2010/resumos/r19-1037-1.pdf
ANTIPOFF, Helena: “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 2, EFCB, Ibirité/MG, p. 2, junho. 1953.
ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 3, EFCB, Ibirité/MG, p. 2, julho. 1953.
ANTIPOFF, Helena. “O Canto da matemática”. Mensageiro Rural nº 4, EFCB, Ibirité/MG,, p. 2, agosto. 1953.
BACELLAR, Carlos de Almeida Prado. Uso e mau uso dos arquivos. Fontes históricas. Tradução . São Paulo: Contexto, 2006. . . Acesso em: 05 set. 2022.
BICALHO, Euzébio Dias: Como nasceu o mensageiro rural. Mensageiro Rural - EFCB, Ibirité/MG, nº. 1, p. 1, maio. 1953.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos avançados, v. 5, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/SZqvSMJDBVJTXqNg96xx6dM/?lang=pt
CHARTIER, R.; CAVALLO, G. (Org.) História da leitura no mundo ocidental 1. São
Paulo: Ática, 1998. (Coleção Múltiplas Escritas)
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática., v. 2, n. 1, p. 28-49, 2007. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24766/1/Rodrigues2007Hist%C3%B3ria.pdf
VALENTE, Wagner Rodrigues. Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pro-Posições, v. 24, p. 159-178, 2013.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 93 pdf downloads: 48